Logo Unijuí
EVENTOS

Cinema e Direitos Humanos: Documentário "Olha pra Elas"

No dia 29 de junho de 2023, às 19h, o Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, vai realizar a exibição do documentário "Olha pra Elas". A atividade acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí (Prédio 14, 2º piso), e conta com o apoio do Comitê de Políticas Públicas de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional do Estado, Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Estado do RS, Susepe RS e 3DPR.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando em "Inscreva-se".

 

Objetivo 

O evento consistirá na apresentação do documentário “Olha pra elas”, dirigido por Tatiana Sager, que aborda a temática do encarceramento das mulheres. O Brasil tem a terceira maior população carcerária feminina do mundo, na maioria constituída por mulheres pobres, negras ou pardas e com baixa escolaridade. Dois terços são mães e 57% têm mais do que um filho: muitas delas são as únicas responsáveis pelo sustento da família. O documentário apresenta ao público casos reais em que são gritantes as questões de gênero; a feminilização da pobreza; a situação de abandono no cárcere pelos parceiros e familiares; a dura realidade de crianças que vivem com a mãe na prisão e, principalmente, a desestruturação destas famílias. 

Em 2020, "Olha pra Elas" foi premiado no Florianópolis Audiovisual do Mercosul (FAM), como “melhor filme work in progress" e, no mesmo ano, no Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo. Foi selecionado para a Mostra Filmes da Lusofonia da XXVII, edição do Festival Caminhos do Cinema Português e para o Festival Cinema Negro em Ação, no Brasil, em 2022.

Após a exibição do filme será realizado um debate com a participação do roteirista e produtor Renato Dornelles e autoridades presentes no evento.

 

Sinopse de "Olha pra Elas"

Adelaide, Tatiane, Catia, Naiane e Roselaine têm em comum o fato de serem mães e viverem longe dos filhos. Esse afastamento tem um mesmo motivo: estão aprisionadas. Cada uma dessas histórias de vida, mesmo com suas especificidades, representa uma questão de gênero e a realidade de mais de 40 mil mulheres brasileiras. Prisões precárias e inadequadas, abandono e desestruturação do lar são os principais problemas enfrentados por elas.

Data de estreia: qui, 11/05/23

Gênero: documentário

Direção: Tatiana Sager

Roteiro: Renato Dornelles

Produtor: Tatiana Sager, Beto Rodrigues

Distribuição: Panda Filmes

País: Brasil

 

Contato

Central de Eventos da Unijuí: eventos@unijui.edu.br | 55 992185008

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.