Concurso Meu Podcast nas Ondas do Rádio

O projeto de Extensão Traças Digitais da UNIJUÍ em parceria com a Rádio Educativa UNIJUÍ FM está lançando o concurso Meu podcast nas ondas do Rádio. O objetivo é desafiar os alunos e permitir que os professores utilizem novas ferramentas de aprendizagem. O projeto visa compartilhar os conhecimentos produzidos pelos cursos de Letras Português e Inglês, História e Design, enfatizando o potencial dos podcasts como objetos de aprendizagem para auxiliar os alunos na escola. Este concurso tem o apoio do projeto de pesquisa Audiolivros Digitais, Podcasts e Vídeos de Conteúdo: Letramento Multimídia e Multimodal.

Tema: Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcasts.

Objetivo:
Proporcionar experiências de aprendizagem com o uso de podcasts no Ensino Médio, desenvolvendo competências como criatividade, leitura crítica, expressividade e letramento digital. Os podcasts vencedores serão veiculados na programação da Unijuí FM e em suas plataformas digitais.

Quem pode participar:
Alunos regularmente matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

Categorias dos podcasts:

Divulgação científica: Meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis.
Narrativas Transmídia: Livros, HQs, mangás, games e outras mídias.
Aprendizagem de outros idiomas: Experiências de aprendizagem de línguas adicionais.

Regras Gerais (Resumo):

Cada participante ou grupo de até 3 estudantes pode submeter apenas um podcast.
Os áudios devem ser narrados por voz humana e por pelo menos um dos membros do grupo.
O roteiro do podcast deve ser submetido em formato de texto, indicando as referências bibliográficas utilizadas.
As trilhas sonoras utilizadas devem ser de domínio público ou de uso público gratuito.
Os podcasts devem estar em consonância com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A submissão deve ser realizada com o aval de um professor orientador.
A divulgação dos podcasts nas redes sociais deve marcar o Projeto Traças Digitais e a Rádio Unijuí FM.
Etapas do concurso:

Inscrição e submissão dos podcasts: 10 de maio a 06 de agosto de 2023.
Votação popular - fase classificatória: Os podcasts serão disponibilizados em uma playlist no canal do Traças Digitais no Youtube, e os participantes devem compartilhá-los para obter votos e tempo de exibição.
Final: Os 10 podcasts finalistas de cada categoria serão avaliados por uma comissão avaliadora, considerando a qualidade do conteúdo e a qualidade técnica.

Premiação:

Alunos: Os 10 finalistas de cada categoria receberão certificação e serão convidados para a cerimônia de premiação. Os 3 podcasts vencedores de cada categoria receberão certificação e premiação para os alunos e professores orientadores.
Escolas: As escolas com maior número de podcasts finalistas e pelo menos 1 podcast inscrito receberão um troféu de reconhecimento.

Além da premiação, os podcasts vencedores de todas as categorias serão veiculados na programação da Rádio Educativa UNIJUÍ FM e disponibilizados nas plataformas digitais da emissora.

Clique Aqui para fazer download do edital.

Clique Aqui para fazer download da retificação do cronograma do edital

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Saiba mais sobre o concurso clicando aqui!

Dúvidas de como gravar um podcast? Acesse a nossa playlist clicando aqui

Para dúvidas ou informações contate: anderson.amaral@unijui.edu.br