Logo Unijuí
EVENTOS

Seminário: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social

 

 

Seminário: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Classificação Hierárquica Ascendente (CJA): Ferramentas para o Estudo da Realidade Social

Ministra: Prof. Dr. Manuel Alejandro Giovine - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina

Datas: 01 e 02 de setembro de 2025 (segunda e terça-feira)

Horário: Das 8h30 às 11h45 e das 14h às 17h15 

Modalidade: Híbrida

A Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas (ACM) é um método que permite realizar um estudo complexo e multidimensional, ao mesmo tempo que se aproxima mais de um processamento relacional (não substancialista) da realidade social, evitando a essencialização (Lebaron & Le Roux, 2013). O espaço social resultante dessa análise é definido pela mútua exclusão das posições que, ao mesmo tempo, o constituem. Isto é: como uma “estrutura de justaposições” sociais (Giovine, 2018). Um indivíduo, em função do conjunto de atributos que lhe correspondem, está situado numa posição distinta e distintiva no espaço social. Essa posição compreende-se em função da localização relativa que ocupa em relação às outras posições nesse espaço e, portanto, em função da distância que o separa dos outros indivíduos (Bourdieu, 1988).

Este método tem como resultado espaços multidimensionais onde podemos identificar grupos de indivíduos próximos entre si, que a literatura chama de “classes no papel” (Bourdieu, 1990). Para isso, nos deteremos na técnica de Classificação Hierárquica Ascendente (CJA), método desenvolvido por diversos autores (como Le Roux & Rouanet, 2010; 2018; López Roldán & Fachelli, 2020).

A articulação entre as técnicas de ACM, CJA e o trabalho qualitativo com os indivíduos permite estabelecer relações entre as posições dos agentes e as tomadas de posição e, por meio da triangulação de dados, alcançar finalmente um nível explicativo. Subjaz a hipótese de homologia entre estruturas sociais e estruturas do habitus, entre posições e tomadas de posição (Bourdieu, 1990).

O seminário oferece conhecimentos básicos sobre a teoria e ferramentas concretas para realizar e interpretar a ACM e a CJA.

 

Referências para leitura:

PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric; LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 2 (77), p. 99-118, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201507705.

GIOVINE, Manuel Alejandro; ANTOLÍN SOLACHE, Ana María. El espacio de las escuelas secundarias de Córdoba Capital, 2017: una caracterización multidimensional. Espacios en Blanco. Revista de Educación, Tandil, v. 1, n. 33, p. 133-146, ene./jun. 2023. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384570804007&utm_source=chatgpt.com

 

Faça sua inscrição aqui! 

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.