TÍTULO:
Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Coronariana e Hemodinâmica
CARGA HORÁRIA:
390 horas/aula
LOCAL:
Campus Ijuí
INÍCIO DO CURSO:
06/03/2015

Por que fazer

O curso busca qualificar enfermeiros para atuar em unidades de terapia intensiva coronariana e em hemodinâmica, com ênfase no gerenciamento da assistência a pacientes com risco e potencial de risco, incluindo a atenção aos familiares. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva Coronariana e Hemodinâmica, em sua 2ª edição, ressalta a demanda de profissionais especializados nesta área. A legislação (Portaria SAS/MS nº 123 de 28/02/05) prevê que a equipe deve ter um enfermeiro coordenador Especialista em Cardiologia ou com Residência em Cardiologia, reconhecido pelo MEC, ou Especialista em Enfermagem Cardiovascular, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular – SOBENC.

O curso é ofertado em parceria com o Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí, referência no estado. Desde 1980 é parceiro na criação de cursos da área da saúde da Unijuí.

Objetivos

Geral
  • Qualificar enfermeiros para atuar em unidades de terapia intensiva coronariana e em hemodinâmica, com ênfase no gerenciamento da assistência a pacientes com risco e potencial de risco, de forma humanizada e qualificada, incluindo a atenção aos familiares.
Específicos
  • Qualificar enfermeiros para prestar assistência integral a indivíduos internados em unidades de terapia intensiva coronariana;
  • Preparar enfermeiros para desenvolver trabalho em equipe, com ações que visem a  identificação dos agravos, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde;
  • Oportunizar aos pós-graduandos reflexões acerca do modelo de atenção humanizada e ética a pacientes de alto risco, extensivo a seus familiares, em situações de irreversibilidade clinica, coma e morte.
  • Proporcionar ao pós graduando estagio em unidade de terapia intensiva coronariana, em unidade de hemodinâmica e acompanhamento de cirurgias cardíacas.

A quem se destina

O curso destina-se a Enfermeiros.

Dias e Horários de Funcionamento

A periodicidade dos encontros é quinzenal, nas sextas-feiras, nos turnos tarde (13h30min às 17h30min) e noite (18h30min às 22h30min); e nos sábados no turno da manhã (8 às 12 horas).

O curso terá um percentual de até 20% destinado para atividades não presenciais, desenvolvidas pelo ambiente Conecta, conforme disposto no cronograma do curso.

Compartilhe!