O curso visa oferecer formação para professores que busquem domínio teórico, prático e atualização no manejo de textos literários, bem como na promoção da leitura e da literatura enquanto veículos de conhecimento. O curso enfatiza, ainda, a formação do leitor, essencial na contemporaneidade e que precisa ser implementada com maior propriedade nas escolas de educação básica pelos professores da área e em espaços culturais diversos da escola também.
As temáticas que compõem o curso propõem-se a discutir o papel humanizador da literatura, espaço de expressão cultural que tematiza, por vezes, questões inerentes à constituição humana e que aproximam os leitores, através da ficção e da imaginação, de situações representativas da multiculturalidade e das questões sociais que permeiam nossa sociedade. Desse modo, pensar a formação de leitor na contemporaneidade exige, necessariamente, que se revise a forma de entender o texto literário e suas características, bem como suas novas possibilidades criadas pelas diversidade multimidiática e tecnológica.
Objetivo Geral
Qualificar a formação de profissionais da área da educação na abordagem literária infantojuvenil na escola para o desenvolvimento de um leitor consciente, reflexivo, crítico, criativo e humanizado.
Objetivos Específicos
a) Examinar a literatura infantojuvenil desde os textos clássicos até os contemporâneos, entendendo sua estrutura, seus gêneros e o que a compõem, como as ilustrações, imagens e multimodalidades.
b) Capacitar o discente ao aprimoramento das operacionalizações do texto literário como matéria de conhecimento escolar a partir do aprofundamento teórico dos fundamentos do texto e da leitura, das tipologias, diversidades e especificidades textuais.
c) Revisar e aprofundar aspectos da abordagem da literatura enquanto matéria e produção de conhecimento e o seu papel na escolarização e na formação do leitor.
d) Analisar o papel da literatura em suas relações multimodais e transmidiáticas, entendendo como as tecnologias da informação e comunicação possibilitam uma nova forma de abordagem do texto literário, mais abrangente e diversificada.
e) Entender o texto literário infantojuvenil em seu potencial multicultural de abordagem de questões inerentes ao humano, como a necessidade da inclusão e diversidade, além de temáticas sociais e humanísticas.
f) Analisar o texto literário infantojuvenil, enquanto potencializador dos processos criativos na infância e adolescência.
g) Capacitar os educadores e demais profissionais a desenvolver curadoria literária embasada por conhecimentos teóricos e com vistas aos processos metodológicos de formação do leitor.
h) Proporcionar vivências literárias e oportunidades de desenvolvimento de proposições metodológicas visando o ensino de literatura infantojuvenil em ambiente escolar.
Egressos dos cursos de Letras e Pedagogia, e áreas afins, que possuam envolvimento no processo cultural de formação de leitores.
As aulas serão realizadas no formato online (síncronas), pelo Google Meet:
Sexta-feira: 18h30min às 22h30min;
Sábado: 8h30min às 12h.