TIPO:
Especialização
CARGA HORÁRIA:
360 horas/aula
EaD
COORDENAÇÃO:
Marta Estela Borgmann (Doutor) e Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima (Mestre)

Por que fazer

A oportunidade de apresentar saídas formativas para o trabalho pedagógico junto aos estudantes autistas é uma necessidade fundamental para o fortalecimento da educação inclusiva, tanto como princípio ético e político, quanto como prática concreta e transformadora. 

Para tornar essas soluções possíveis, o curso é focado em orientações, estratégias e práticas pedagógicas baseadas em referenciais das ciências da educação, com ênfase na perspectiva histórico-cultural. A proposta busca contribuir para a construção de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, o aprendizado e o relacionamento de todos os estudantes autistas em contextos escolares inclusivos.

A formação centra-se nos fundamentos teóricos e práticos da educação inclusiva, abordando a caracterização histórico-cultural e neuroafirmativa do autismo, o desenvolvimento da linguagem, o uso de tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade, além de práticas pedagógicas inclusivas que valorizem a singularidade de cada estudante.

O curso contempla disciplinas que exploram a cultura corporal,  o brincar e o movimento corporal como elementos essenciais no processo educativo. Por meio da ludicidade, do jogo, da dança, da ginástica e do esporte, são propostas experiências formativas que possibilitam compreender o papel do brincar como via de desenvolvimento humano, promovendo interações significativas, expressão criativa e inclusão social no espaço escolar.

Objetivos

Objetivo Geral

O Curso  tem como objetivo geral o desenvolvimento de  profissionais da educação na compreensão, planejamento e prática pedagógica inclusiva junto aos estudantes autistas no contexto da educação inclusiva.


Objetivos Específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre o autismo e educação em uma perspectiva histórico cultural, anti capacitista e neuro afirmativa;

  • Estabelecer a discussão, reflexão e a proposição de tecnologias assistivas e formas de acessibilidade educacional no campo  do autismo, orientado a partir de uma visão educacional histórico cultural do trabalho pedagógico com estudantes autistas;

  • Capacitar metodologicamente para a compreensão da centralidade do desenvolvimento da linguagem na inclusão e participação comunitária escolar de estudantes autistas;

  • Desenvolver a capacidade de avaliar, propor  e liderar práticas pedagógicas inclusivas no autismo.

A quem se destina

Egressos da Pedagogia, licenciaturas, Educação Física e Psicologia, profissionais da educação e todos os profissionais e interessados em ser protagonistas na oferta de experiências educacionais focadas nas relações e na linguagem para o desenvolvimento de estudantes autistas.

Dias e Horários de Funcionamento

As aulas serão ministradas de forma online, pelo Google Meet, conforme especificado no cronograma:

Noite - 19h às 22h30min

Investimento

R$ 352,74


Desconto de 15% para egresso UNIJUÍ.

Desconto de 10% para empresas conveniadas.

Compartilhe!