Vivemos um contexto educacional atravessado por complexidades que vão muito além da pandemia. A partir de estudos e práticas recentes junto aos Grupos de Pesquisa Mongaba: educação, linguagens e tecnologia, ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gipec) Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, percebemos que a emergência digital se intensificou e, com ela, a exigência por parte dos sistemas educacionais de respostas formativas coerentes, críticas e ancoradas na realidade concreta dos professores em exercício, com forte densidade epistemológica e conceitual. No cerne dessas transformações, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os referenciais da BNCC e a recém-instituída Política Nacional de Educação Digital (PNED, Lei 14.533/2023) convergem para uma agenda que articula inclusão, letramento digital, pensamento computacional e inovação curricular como dimensões inadiáveis e urgentes da formação inicial e continuada de professores na contemporaneidade.
Nesse sentido, alinhado ao que defendem Mishra e Koehler (2006) com o TPACK, bem como aos fundamentos epistemológicos da cibercultura (Lévy, 1999; Kurtz, 2018; Kurtz et al, 2024) e às práticas emergentes em torno do Pensamento Computacional (Wing, 2006; Silva, 2020; Silva et al 2024), o curso propõe a articulação entre os saberes pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo, problematizando a noção de inovação como mero uso instrumental da tecnologia. A formação que propomos é crítica, colaborativa, e reconhece o protagonismo docente na mediação das TDIC com intencionalidade pedagógica, tendo a constituição do sujeito/humano como centralidade.
Neste cenário, o curso se propõe como espaço de mediação crítica entre o campo da Educação e da Computação, valorizando as práticas docentes locais e articulando-as a marcos teóricos e legais nacionais e internacionais. A formação proposta aqui não trata apenas da "inclusão digital", mas da construção de uma nova racionalidade pedagógica, capaz de lidar com os desafios e possibilidades da educação contemporânea, a partir de uma prática docente reflexiva, situada e tecnicamente qualificada, condição essencial para a educação básica contemporânea de qualidade e com equidade.Além disso, o curso dialoga diretamente com as demandas da 36a CRE e SMEd de Ijuí e da região, que têm buscado formas de mobilizar seus quadros docentes em torno de propostas formativas modulares, flexíveis e que possibilitem certificações intermediárias e ações em rede. Esta especialização visa provocar reflexões sobre os fundamentos que sustentam a integração da Computação à Educação Básica como componente curricular, ampliando a capacidade dos(as) educadores(as) em lidar com os desafios contemporâneos da profissão e em potencializar seus fazeres pedagógicos de forma crítica, ética e transformadora.
Objetivo Geral
Qualificar profissionais da educação para integrar criticamente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o Pensamento Computacional e os referenciais da BNCC e da Política Nacional de Educação Digital (PNED) às práticas pedagógicas contemporâneas. Visa desenvolver habilidades e competências teórico-metodológicas que articulem saberes tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo (TPACK), em diálogo com os contextos escolares reais, promovendo inovação com intencionalidade e trabalho colaborativo em redes educacionais. A formação proposta contempla estratégias de mediação ativa, curadoria digital, produção de objetos educacionais e criação de trilhas de aprendizagem contextualizadas, respeitando as trajetórias docentes e contribuindo para o fortalecimento da cultura digital crítica na Educação Básica.
Objetivos Específicos
Profissionais da educação que atuam em diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, especialmente aqueles vinculados a redes públicas municipais e estaduais da região de Ijuí e entorno, que buscam aprofundar suas práticas pedagógicas a partir da integração crítica das TDIC, do Pensamento Computacional e de metodologias inovadoras. O curso também se destina a recém-formados que desejam ampliar sua inserção no campo educacional com uma formação alinhada às demandas da BNCC Computação, da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e às transformações provocadas pela cultura digital. São bem-vindos docentes de diferentes áreas do conhecimento interessados em desenvolver competências para o uso pedagógico das tecnologias em diálogo com os desafios concretos do chão da escola, bem como profissionais que atuam em espaços educativos não escolares, formais ou não formais, que almejam contribuir para processos formativos mais inclusivos, inovadores e socialmente comprometidos.
- Desconto de 20% nas mensalidades para inscrições em grupo de no mínimo cinco participantes.
As aulas serão ministradas de forma online, pelo Google Meet, conforme especificado no cronograma:
Noite - 19h às 22hR$ 380,13
Desconto de 15% para egresso UNIJUÍ.
Desconto de 10% para empresas conveniadas.
Ver empresas conveniadas