Matemática
Licenciatura

Prepara você para atuar em instituições de ensino de Educação Básica com inovação e protagonismo, como também em áreas científicas, tecnológicas ou em instituições financeiras. O curso tem a tecnologia e a articulação entre teoria e prática como elementos estruturadores da formação, viabilizando uma atuação profissional com excelência. Aqui na Unijuí o licenciando em Matemática tem a oportunidade de participar de Projetos de Extensão e de Pesquisa, e de construir um percurso formativo da graduação à pós-graduação, tanto na área da Educação, como da Matemática Aplicada, ou seja, cursando, além da graduação, qualquer um dos cursos de Mestrado e Doutorado ofertados pela Unijuí nas áreas mencionadas. Para desenvolver esse perfil de egresso, o curso, conceito máximo na avaliação do MEC, está projetado em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE). 
O egresso do curso de Matemática da Unijuí tem perfil inovador, investigativo, crítico e criativo. Possui competências para, como professor de Matemática, atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar e, assim, de intervir positivamente na formação e no desenvolvimento dos estudantes. Como também, de tomar para si a responsabilidade de sua formação profissional. 


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
4 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

Oferece infraestrutura qualificada. Disponibiliza diversos laboratórios: Laboratório de Ensino de Matemática; Laboratório de Multimeios, computadores e projetor interativo; Laboratório Virtual de Matemática e Laboratório de Informática, espaço com softwares específicos que viabilizam aprender e ensinar Matemática.

Possui forte integração com os demais cursos de Licenciatura da Universidade, bem como com cursos de Engenharias e Ciência da Computação.

Propõe em sua grade curricular Projetos Integradores que mobilizam e articulam conceitos estudados no módulo, de  forma a articular teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais.

Viabiliza acesso a Programas e Projetos de Extensão e de Pesquisa, bem como ao Centro de Inovação de Cidades Inteligentes.

Integra a uma Proposta Curricular a qual define um conjunto de elementos necessários à consecução do perfil do egresso dos Cursos de Licenciatura da Unijuí. Participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica, ambos vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação.

Os estudantes podem participar de projetos de extensão e de pesquisa nas mais diversas áreas. Alguns dos projetos desenvolvidos relacionam-se à Feiras de Matemática, ao jogo MATH GO e à Mediação na significação de conceitos matemáticos por estudantes.

O profissional da área, para além de atuar em instituições de ensino, pode desenvolver atividades em áreas científicas, tecnológicas ou ainda em instituições financeiras. O estudante pode ainda construir uma caminhada na Universidade, começando na graduação e depois continuar construindo sua carreira na pós-graduação, tanto na área da Educação, quanto na Matemática Aplicada, ou seja, o estudante tem a oportunidade de cursar licenciatura, mestrado e doutorado nessas áreas na mesma Universidade.

Curso com matrícula integral em módulos:

- Oportuniza que o estudante integralize efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto.

- Dez módulos com temas específicos e com o objetivo de formar estudantes a partir do desenvolvimento de competências.

- O curso oferece, em geral, quatro disciplinas presenciais e uma a distância, por módulo, oportunizando flexibilidade de agenda para o turno da disciplina EaD.

- Maior tranquilidade na matrícula já que o estudante acessa sua pré-matrícula no portal e faz a confirmação das disciplinas a serem cursadas.

- É obrigatório cursar todas as disciplinas previstas para o módulo, exceto nos casos de aproveitamento de disciplinas.

Você preparado para

Atuar como professor de Matemática na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), desenvolvendo formas de leitura crítica da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.