Enfermagem
Bacharelado

Prepara você para o cuidado integral ao ser humano nas diferentes etapas da vida, em conformidade com os princípios norteadores do sistema de saúde brasileiro. Assegurando qualidade e humanização no atendimento, com atitude que envolve atenção, preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento efetivo e afetivo com o ser humano inserido no seu contexto real e concreto. Contribuindo na qualidade de vida, prevenção de doenças e agravos, tratamento e reabilitação dos indivíduos.


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
INTEGRAL

O curso na Unijuí

O curso de Enfermagem da Unijuí é referência no cuidado à saúde há 40 anos sendo reconhecido nacionalmente entre as principais referências no ensino de Enfermagem.

Oferece inserção e interação em espaços institucionais, utilizando toda infraestrutura disponível como os complexos 1, 2 e 3 da saúde (Unijuí Saúde, laboratórios de habilidades, anatomia, fisiologia, bioquímica, e outros); atividades em laboratórios de ensino, com simulações realísticas, a partir de situações práticas que representam contextos reais, e que permitem a articulação entre teorias e práticas formativas; vivências, atividades práticas e estágios supervisionados nos serviços de saúde como hospitais, secretarias municipais de saúde e serviços especializados, desde o quarto semestre do curso, articulando o ensino em serviço; inserção do estudante de enfermagem em projetos de extensão e de pesquisa para ampliação e aprofundamento de estudos sobre questões relacionadas à área da saúde, e em especial a área da enfermagem; inclusão de estudantes de enfermagem em atividades promovidas por Programas de Pós-Graduação (grupos de estudos, seminários) para interação com professores e estudantes destes programas, com vistas a ampliar os conhecimentos requeridos na atuação profissional.

- Oferta curricular modular, distribuída em 10 módulos, com temas geradores, articulados com as competências profissionais, os respectivos componentes curriculares disciplinares e projetos integradores.
- Perfaz um total parcial de 3880 horas, mais 120h de atividades complementares, totalizando 4000 h. Destas apresenta 340h práticas; 770h de estudos independentes e 800 h de estágios.
- Utiliza de metodologias educacionais que motivam e estimulam o estudante para a aprendizagem, pela necessidade de compreensão de situações reais que requerem a atuação e intervenção do enfermeiro, tendo o professor como intermediador do processo e a formação do estudante como centralidade do processo educativo.

Você preparado para

Atuar em Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, clínicas de imunização, instituições para idosos, em hospitais nos serviços de UTI, centro cirúrgico, oncologia, hemodiálise, auditoria, pronto-atendimento e outros, policlínicas, centros de atendimento à saúde, serviços de reabilitação física.  Ainda na saúde do trabalhador, na coordenação de equipes de enfermagem e de saúde; em cargos públicos, em Coordenadorias de saúde e educação, secretarias municipais e estaduais de saúde.