Letras: Português e Inglês
Licenciatura

Prepara você para ensinar Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas no Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e privadas, cursos de idiomas, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, entre outros contextos de ensino.

Possibilita ainda o ensino de Língua Inglesa e Portuguesa dentro e fora do país, como no Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE) ou como Língua de Acolhimento (PLAc).

Torne-se um licenciado em Letras Português e Inglês e seja capaz de inovar e empreender na área, qualificando-se através do desenvolvimento de competências que o façam compreender os eixos centrais que dominam o uso de línguas e das linguagens em contextos sociais diversificados. Além de competências culturais para mediações de leitura, promoção de cursos, palestras e criação de conteúdos para as mais diversas plataformas digitais para ensino de línguas e literatura em contextos digitais ou híbridos de ensino, a partir de uma formação multiletrada, multicultural e multimodal.

 


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
4 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

  • O curso disponibiliza laboratórios, como o Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), que possibilitam as mais diversas atividades práticas e de aprendizagem.
  • Oportuniza a todos os acadêmicos estudar gratuitamente a língua inglesa e outros idiomas, como espanhol, francês, alemão, etc, por meio de cursos disponíveis na Plataforma de Idiomas Altissia. 
  • Curso com alto índice de empregabilidade, possibilidade de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso, mesmo antes de se formar, com oportunidades de uma carreira sólida e com progressão salarial.
  • Conta com a presença de professores nativos americanos, English Teaching Assistant (ETA), por meio do Programa Fulbright/Capes, o qual é fruto de relações do corpo docente com a embaixada americana e da submissão constante de projetos internacionais.
  • Está estruturado a partir da integração com os cursos de formação de professores em Matemática, Pedagogia, Educação Física, História, apresentando uma formação de professores atual e em acordo com as necessidades reais da educação básica.
  • Possui em seu currículo seis Projetos Integradores para vivência prática a partir de problemas reais apresentados pela comunidade, tendo forte impacto e relevância social.
  • O aluno do curso possui acesso ao maior acervo bibliográfico da região, por meio da Biblioteca Mario Osório Marques e de acervos virtuais disponíveis para atividades na modalidade EaD.
  • Oportuniza a participação em projetos de extensão e pesquisa, assim como a possibilidade de continuar os estudos em programas de mestrado e doutorado, como o de Educação nas Ciências.
  • Por meio do Escritório de Relações Internacionais, os alunos podem realizar intercâmbios no exterior, bem como realizar estágios remunerados.
  • O curso possibilita práticas profissionais desde seu início por meio da Iniciação à Docência, pelo programa de bolsas PIBID e Residência Pedagógica/Capes.
  • Possibilita conhecer sobre a Inovação e o Empreendedorismo através da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e da Criatec, abrindo um novo campo de atuação profissional, oportunizando uma formação para empreender no campo educacional.
       

      Curso com matrícula integral em módulos:

    • oportuniza que o estudante integralize efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto;
    • oito módulos com temas específicos e centrais na formação em Letras e com o objetivo de formar estudantes a partir do desenvolvimento de competências;
    • o curso oferece disciplinas presenciais e a distância, com flexibilidade e uma formação docente conectada com as necessidades atuais do ensino e aprendizagem mediada por TIC;
    • maior tranquilidade na matrícula já que o estudante acessa sua pré-matrícula no portal e faz a confirmação das disciplinas a serem cursadas;
    • é obrigatório cursar todas as disciplinas previstas para o semestre, exceto nos casos de aproveitamento de disciplinas.


      • Você preparado para

        Atuar como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas na escola de educação básica, públicas e privadas, escolas de idiomas, em cursos preparatórios para vestibulares e concursos públicos, em empresas de comunicação (jornais, revistas e veículos de comunicação digital), em atividades de assessoria e secretariado, revisor de textos nos diversos âmbitos, sejam empresariais ou editoriais.

        Além disso, atuar na curadoria de conteúdos e produção de objetos digitais de aprendizagem, bem como produção de conteúdos pedagógicos para plataformas digitais, sites, aplicativos e jogos, junto ao crescente mercado de trabalho envolvendo tecnologia e educação.