O que realmente me encanta como professor é a alegria da criançada em ver que vai
começar a aula de Educação Física. Brincar, jogar, cair, levantar. O tempo parece que
voa. As crianças indagam: – já está na hora de ir? Percebemos que a maioria delas tem
vontade de ir à escola e de expressar-se corporalmente nas inúmeras aventuras que
acontecem em aula. Esse cenário demonstra que práticas pedagógicas pensadas a partir
do interesse das crianças contribui imensamente no processo de ensino-aprendizagem.
O anseio desta pesquisa surgiu como reflexão sobre a Educação Física na Educação
Infantil, as mediações pedagógicas dos jogos motores e os espaços destinados às
crianças nas escolas, buscando entender como esses fatores podem contribuir para o
desenvolvimento corporal das crianças. Este estudo foi caracterizado como qualitativo
descritivo, um estudo de campo, tendo como centralidade do trabalho planejar,
desenvolver e avaliar as decorrências de uma Unidade Didática dos jogos motores por
meio de mediações pedagógicas em diferentes espaços (na quadra, no gramado, na areia
e na sala) no contexto da Educação Física na Educação Infantil. A organização das
competências e habilidades desenvolvidas durante as aulas pautaram-se em González e
Schwengber (2012), Neira (2016), Brasil (2018) e González e Borges (2020). Os dados
foram construídos por meio de um diário de campo, registrando observações a partir das
situações vivenciadas durante as aulas. Para análise e interpretação das informações foi
considerada a dimensão do desenvolvimento infantil em determinadas práticas sociais
vivendo relações em contexto físico e sociocultural, apresentado por Neto (2004). Os
resultados da pesquisa mostram que ao conceber o desenvolvimento corporal da criança
de maneira global, as situações experenciadas por elas durante as aulas favorecem sua
participação nos jogos motores, compreendendo a funcionalidade objetiva de cada
atividade, contribuem na construção de valores para a convivência em sociedade, como
respeito e cooperação, e possibilitam o protagonismo infantil, ao incentivar a superação
de constantes desafios, colaborando com o desenvolvimento das habilidades motoras
básicas de locomoção, manipulativas e de equilíbrio. O preparo de diferentes espaços
para realização de tarefas pedagógicas é fator relevante para o desenvolvimento corporal
das crianças. Na quadra, as tarefas mais interessantes são as que têm elevado nível de
deslocamento, contribuindo para o desenvolvimento da agilidade e da velocidade das
crianças. No gramado, percebemos que situações voltadas para o contato com a natureza
e atividades ao ar livre permitem desenvolver a noção espaço-temporal. Na areia, as
atividades podem desenvolver atributos como força muscular, equilíbrio e criatividade. Na
sala, notamos que atividades voltadas para o desenvolvimento do foco e concentração
funcionam muito bem, reforçando as habilidades de coordenação motora fina e
coordenação óculo-manual. Também percebemos que as crianças constroem distintos
significados para cada espaço de interação. Os ambientes internos (quadra e sala) são
identificados para rotinas de tarefas e organização de atividades, enquanto os ambientes
externos (areia e gramado) são identificados como espaços de contato com a natureza e
interações relacionais. Nesse panorama, o professor é peça fundamental para a
aprendizagem, necessitando um olhar atento no processo de preparar, planejar e avaliar
as decorrências de ensino. O diálogo, a demonstração, os exemplos e as intervenções
durante as práticas, foram elencados como mediações pedagógicas que favorecem o
vínculo entre professor-criança. Parece essencial, portanto, observar as necessidades e
interesses das crianças na Educação Física infantil, propondo situações de
desenvolvimento corporal que contribuam no processo formativo e que atendam aos seus
direitos de aprendizagem.
A partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), um professor passou a questionar a própria compreensão sobre seu trabalho no ambiente escolar. Passados aproximadamente 16 meses do ingresso no referido curso, o docente alterou sua concepção sobre a Educação Física na escola, mudando sua forma de atuação docente, o que o levou ao objetivo desta pesquisa: verificar quais fatores induziram uma mudança na atuação como professor na Educação Física escolar, a partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Para tanto, metodologicamente o estudo se pautou numa abordagem qualitativa, constituindo-se numa autoetnografia que diz respeito à investigação na qual o próprio pesquisador é o sujeito analisado e, portanto, a figura central do estudo. Os instrumentos para levantamentos das informações foram: a) o caderno utilizado em disciplinas cursadas no ProEF, contendo as anotações sobre as aulas; b) os trabalhos avaliativos realizados em disciplinas cursadas no ProEF; c) os planejamentos das aulas na escola, realizados antes e após o ingresso no ProEF; d) um diário de campo com os registros sobre as formas de intervenções realizadas nas aulas na escola, antes e após o ingresso no ProEF; e) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação como ouvinte em reuniões do subprojeto Educação Física no Programa Residência Pedagógica; f) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação em dois componentes curriculares de um curso de graduação em Educação Física. A apreciação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo, por meio da qual foram destacados trechos e recortes relacionados ao objetivo da pesquisa. Feito isso, os dados foram estruturados em um conjunto de aspectos e sistematizados em matrizes de análise. Posteriormente, com base neste processo de análise de fragmentos destacados dos documentos, as categorias foram definidas. Os resultados indicam que os fatores indutores da mudança na atuação como professor de Educação Física escolar, a partir do ingresso no ProEF, foram: ter refletido sobre o direito de aprendizagem dos alunos considerando os marcos legais; ter participado de experiências de estruturação curricular como forma de organizar as temáticas em cada ano escolar; estudar a unidade de ensino como meio de planejar as temáticas de ensino; compreender os modelos de ensino dos esportes; testar e reconhecer a viabilidade do desenvolvimento dos saberes estudados considerando a cultura escolar. O conjunto desses achados pode ser um indicado de assuntos que as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pelas formações inicial e continuada de professores, e os polos do ProEF podem adotar em seus cursos visando a qualificação dos docentes e, consequentemente, o aprimoramento das aulas de Educação Física na escola.
Participantes:O objetivo geral deste estudo foi planejar, desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica para potencializar a autonomia e a autorreflexão relativa à prática corporal na perspectiva da Educação para a Saúde na Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esta dissertação, portanto, constitui-se em uma pesquisa-ação com uma Unidade Didática fundamentada na Pesquisa como Princípio Educativo. Na primeira aula realizou-se um diagnóstico relacionado à Saúde na Educação Física Escolar a fim de, posteriormente, compor a construção e a aplicação da respectiva Unidade Didática (UD). Ao final da realização dessa UD, produziu-se uma resenha crítica em forma de narrativa sobre o impacto das aulas com os alunos que demonstraram maior interesse e envolvimento com sua realização. Metodologicamente, o tipo de pesquisa é denominado qualitativo. Para realizar a coleta de dados optou-se pelo instrumento Resenha Crítica com os discentes, como se fosse uma narrativa. Os resultados apresentados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, o que levou ao surgimento de categorias. Posteriormente, promoveu-se um debate entre os alunos, mediado pelo professor pesquisador, que analisou a síntese e a aplicação da Unidade Didática (UD) com os principais autores e referências sobre as temáticas. Quanto aos resultados foi possível mensurar que os alunos entenderam a importância de se abordar a temática da Saúde na escola, para que a partir do ensino e da aprendizagem possam entender tudo o que está a ela relacionada. Entendeu-se, então, que as práticas corporais e a realização de exercícios e atividades físicas são importantes para a saúde, mas que não somente esses fatores devem ser levados em consideração e, sim, outros tantos. A realização desta pesquisa justifica-se por tratar de temas diretamente ligados à Saúde. Com a realização do presente estudo espera-se contribuir para a qualificação dos alunos, a fim de que valorizem esse importante tema da Educação Física Escolar, bem como possam contribuir com outros professores que possuem dificuldade em abordar o tema ou que ainda não tenham clareza de um norte. A partir da disseminação da Unidade Didática (UD) pretende-se buscar essa interação a fim de que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento.
Participantes: