Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 5

Teses e Dissertações


Ano:

Dissertações

  • O Ensino de Arte à Luz do Referencial Histórico-Cultural: Dilemas, Desafios e Potencialidades na Escola Pública

    O Ensino de Arte à Luz do Referencial Histórico-Cultural: Dilemas, Desafios e Potencialidades na Escola Pública

    Resumo:

    Esta dissertação de mestrado está vinculada a linha 1: Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado. A investigação aborda um recorte da trajetória evolutiva e reflexiva do ensino da Arte na Educação Básica Brasileira, com foco em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Santa Rosa/RS. A investigação também leva em conta os desafios e potencialidades acerca das políticas educacionais, bem como as dificuldades do reconhecimento da Arte como área do conhecimento. O objetivo geral foi compreender a Arte como modo de desenvolvimento dos processos sócio cognitivos e afetivos de estudantes de educação básica, na perspectiva de discutir as potencialidades do ensino de arte nos processos de desenvolvimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja análise tem como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2020) sobre Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo levou em consideração documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação ao ensino da Arte, bem como o referencial teórico histórico-cultural centrado em autores como: Vigotski (2014), Leontiev (2004), assim como, os estudos de Barbosa (2012), Ostrower (2014), Oliveira e Hernández (2015). Foi realizada uma revisão bibliográfica em periódicos do Portal da CAPES, no período de 2018 a 2022 com os descritores: teatro na escola; relação entre ensino de arte e ciências, o ensino da Arte e Aprendizagem no currículo. A etapa empírica envolveu aulas de arte de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e um questionário com 7 professores de uma escola de educação básica e 4 professores de arte da rede municipal. Dos resultados quanto à revisão bibliográfica emergiram quatro categorias: A partir da ATD emergiram as categorias: A história do teatro; Legislação e o ensino da arte no Brasil; O ensino de arte e a linguagem cênica que compõem o teatro; Interação entre ensino de Arte e Ciências da Natureza. Em relação ao desenvolvimento das aulas foram elaboradas ações voltadas ao cotidiano realçando o ponto de vista dos alunos no debate de questões sociais, culturais e emocionais. Nas abordagens, em sala de aula, a intenção foi ampliar o entendimento sobre a disciplina de arte e de como ela pode ser trabalhada no espaço escolar em parceria com outras disciplinas. O estudo mostra que o ensino de Arte pode produzir importantes contribuições para o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes bem como abrir espaços para a voz do professor e do seu fazer pedagógico, não na ânsia de explicar e de concluir, mas de perguntar, provocar pensamentos e conexões pois, acredito em um professor que atua em equipe amplia as possibilidades de constituição de um pensar crítico.

    Participantes:
    • EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF - (Orientador)
    • MARCIA INES HARTMANN - (Orientando)
    Arquivos:
  • O Que Fazem Os Professores de Bebês? Análise das Práticas, Olhares e Escutas Documentadas no Cotidiano do Berçário 1

    O Que Fazem Os Professores de Bebês? Análise das Práticas, Olhares e Escutas Documentadas no Cotidiano do Berçário 1

    Resumo:

    A presente dissertação aborda um campo de reflexão e pesquisa, pouco abordado, mas de muita relevância social no âmbito da Educação Infantil, quanto ao papel dos professores que atuam com os bebês. Pautada com sensibilidade em sua prática pedagógica, em seus olhares e escutas documentadas no cotidiano do Berçário 1, a pesquisa motiva a discussão sobre a forma como as atitudes e ações espontâneas demonstradas pelos bebês problematizam a atuação do professor e de que modo o desenvolvimento e conhecimento pedagógico são desencadeados neste cenário. O interesse pelo tema surgiu de inquietações ao perceber que professores, que trabalham no berçário, consideram-se “menos professores” do que os que atuam com crianças maiores. Com o intuito de investigar como o educador concebe a rotina do berçário, na tentativa de entender como este ouve e capta as necessidades educacionais de bebês, que ainda não se expressam por palavras, o objetivo geral da pesquisa foi problematizar a potência das práticas pedagógicas dos docentes de bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Três Passos – RS. A pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso
    (LUDKE E ANDRÉ, 1986; 2018), envolveu como sujeitos de pesquisa duas professoras, duas monitoras e dezesseis bebês da turma do berçário 1. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, anotações no diário de bordo, observações, fotografias e vídeos, que constituíram a documentação pedagógica. Os autores que formam a base da fundamentação teórica dessa pesquisa são Arendt (2004); Barbosa (2006; 2010; 2013); Freire (1994; 1997); Fochi (2013); Goldschmied (2006); Malaguzzi (1999); Rinaldi (2014); Tristão (2005). A organização e análise do estado do conhecimento seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2007; 2016; 2022) e a documentação pedagógica deste estudo foi apresentada e discutida em diálogo com os autores que fundamentam a pesquisa, em consonância com fragmentos e falas dos sujeitos participantes. Os resultados demonstraram que: as práticas desenvolvidas pelos professores são fundamentais para elevar o desenvolvimento dos bebês; a rotina é uma potente ferramenta pedagógica; o afeto, a escuta e a sensibilidade devem estar presentes no fazer docente com bebês; as atividades mais simples realizadas no cotidiano revelam aprendizagens; refletir sobre sua atuação qualifica sua prática. A presente dissertação caminha rumo a desmistificar o fazer docente junto aos bebês, de modo a evidenciar as interações ocorridas no importante cenário que configura o berçário 1.

    Participantes:
    • VIDICA BIANCHI - (Orientador)
    • ANA PAULA RANNOV DOS SANTOS - (Orientando)
    Arquivos:

Teses

  • “o Jeito ‘Certo’ de Ser Mulher”: Representações Acerca do Feminino Nos Discursos de Colonizadores Alemães Católicos do Sul do Brasil

    “o Jeito ‘Certo’ de Ser Mulher”: Representações Acerca do Feminino Nos Discursos de Colonizadores Alemães Católicos do Sul do Brasil

    Resumo:

    Esta pesquisa foi motivada pelo desejo de realizar um afastamento e distanciamento crítico frente à cultura no interior da qual fui educado e subjetivamente constituído. Trata-se do projeto de colonização “Porto Novo” que fomentou a ocupação exclusiva de alemães católicos e seus descendentes nos territórios que atualmente constituem os municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis, no extremo oeste catarinense. O objetivo geral da pesquisa foi reconstruir o ideário ético e religioso que acompanhou a implantação dessa colônia étnica e confessionalmente homogênea, procurando identificar as imagens e representações acerca dos papéis sociais femininos e masculinos que orientaram a conduta dos colonizadores e exigiu uma investigação geral do fenômeno da imigração alemã no sul do Brasil e conduziu à necessidade de compreender os dois grandes movimentos culturais que constituem o pano de fundo da mentalidade hegemônica entre os imigrantes alemães e seus descendentes: o germanismo e o romantismo conservador. Ambos esses movimentos culturais operavam com um conceito de identidade que a fixava num passado eterno e procuravam estabelecer uma linha de
    continuidade entre as gerações do passado e do presente dando a entender que aquilo que um alemão era no passado é também o que ele é no presente e será no futuro. Para reconstruir o ideário identitário dessa colonização recorri a obras clássicas do romantismo conservador, textos historiográficos sobre o germanismo e a colonização alemã e aos escritos de imprensa e literatura em idioma alemão que circulavam entre os imigrantes e seus descendentes. Focado no objeto de pesquisa, atentei principalmente aos discursos sobre as mulheres e aos discursos escritos por mulheres acerca de sua própria identidade e aos papéis sociais que julgavam lhe corresponder. Foi assim que foquei nos escritos de Josefine Wiersch, sua filha Maria Wiersch Rohde e Ágathe Fessler, que constituem as 3 únicas mulheres que participaram na condição de oradoras convidadas em pelo menos um Congresso organizado pelos alemães católicos no sul do Brasil e que deixaram também escritos literários e de imprensa. Se por um lado, dos seus escritos emergiram as imagens e representações femininas tradicionais, caracterizadas sobretudo pela maternidade e pelos atributos que a acompanham e que podem ser reduzidos ao famoso jargão dos 3 K, isto é, Kinder, Küche e Kirche (crianças, cozinha e capela), por outro lado, elas promoveram um certo distanciamento crítico com as representações tradicionais acerca do “jeito certo de ser mulher” e cada uma dessas escritoras à sua maneira, acenava com novas possibilidades sem, no entanto, aderir às pautas dos movimentos feministas de caráter liberal. É possível afirmar que suas posições, com pequenas variantes e peculiaridades, eram ambíguas e oscilavam entre o tradicional e o moderno. É visível uma conexão intensa entre suas ideias e o germanismo, principalmente no que se refere a fidelidade à cultura da Heimat (pátria) alemã. Josefine Wiersch e Maria Rohde viveram parte de suas vidas na Colônia de Porto Novo e vivenciaram pessoalmente os principais acontecimentos do início da colonização. Elas não se recolheram apenas ao universo da vida privada e nem se conformaram simplesmente com os tradicionais papéis de esposas e mães. Souberam aproveitar muito bem os espaços que sua época histórica abria para o universo feminino. Ainda que tenham replicado parcialmente o discurso patriarcal hegemônico, levantaram suas vozes, irromperam o silêncio e dentro dos limites de seu tempo, acenaram para um maior protagonismo feminino.

    Participantes:
    • VALDIR EIDT - (Orientando)
    • VÂNIA LISA FISCHER COSSETIN - (Orientador)
    Arquivos:
  • Interesse, Compreensão e Ética Como Fundantes da Experiência Escolar: Diálogos Sobre Formação Humana em Perspectiva Herbartiana e Hermenêutica

    Interesse, Compreensão e Ética Como Fundantes da Experiência Escolar: Diálogos Sobre Formação Humana em Perspectiva Herbartiana e Hermenêutica

    Resumo:

    A presente tese, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e orientação hermenêutica, investiga elementos fundantes da formação humana a partir da recuperação do autor clássico da pedagogia moderna, Johann Friedrich Herbart, e do horizonte ético presente na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Partindo de elementos teóricos/conceituais por eles apresentados, dialoga-se com algumas questões e desafios da educação, para o que se recorre a estudiosos contemporâneos da filosofia da educação e da psicanálise. O que se constrói a partir de tal movimento são possíveis respostas à pergunta sobre como é possível a constituição de sujeitos éticos em um universo simbólico já existente. Investiga-se,
    assim, quais respostas a temática da formação humana permite pensar e como se pode compartilhar/construir mundo comum/mundo simbólico. Busca-se saber, também, quais são as prerrogativas e ou horizontes pedagógicos que podem possibilitar que a formação das novas gerações se dê dentro de um horizonte ético, sendo a ética meio e fim do processo de educativo. Afirma-se, como tese, que sujeitos
    formados na multiplicidade do interesse dispõem de elementos experienciais/formativos melhor elaborados, capazes de lhes oferecer um universo simbólico alargado e, com isso, permitir-lhes escolhas e ações eticamente orientadas. Assim, a noção de multiplicidade do interesse se apresenta como um elemento basilar e, por isso, potentemente capaz de sustentar a experiência formativa. Experiência esta que passa a ser lida e compreendida por meio da compreensão acerca da condição humana-hermenêutica que tem a linguagem como seu ancoradouro. Ao final, entende-se que só é possível formação ética pelo reconhecimento de que o ser humano é um ser de compreensão, capaz de aprendizagem pela linguagem que o constitui, e que só consegue agir eticamente se isso vier a se constituir em interesse, em afetação duradoura, algo que a experiência escolar pode ser capaz de oferecer à medida que ensina, porque, ao fazê-lo, amplia o círculo de pensamentos dos sujeitos, permitindo-lhes sentir o mundo, o outro e a si.

    Participantes:
    • JOSÉ PEDRO BOUFLEUER - (Orientador)
    • FRANCIELE DA SILVA DOS ANJOS STROHHECKER - (Orientando)
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