Mestrado Profissional em Rede: Educação Física - PROEF

Mestrado

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 630
Total de créditos: 42
Versão: 2023
Consultar horários das aulas

Atividades Complementares

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7570 Ambientação/Ava 15 1 -
P7576 Atividades Complementares 150 10 -
P7572 Organização de Eventos/Projetos na Escolas (Contextualização) 0 2 -
P7571 Participação em Eventos/Publicações 0 1 -
P7573 Participação em Grupo de Pesquisa 0 1 -
Total: 150 10

Disciplinas Eletivas / Obrigatórias

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P5300 Seminários de Educação Física na Educação Infantil e Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60 -
P5302 Seminários de Educação Física no Ensino Médio 60 -
P5301 Seminários de Educação Física Nos Anos Finais do Ensino Fundamental 60 -
Total: 90 6

Disciplinas Eletivas / Obrigatórias/Disciplina Eletiva em Rede

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7503 Escola, Educação Física e Inclusão 30 2
Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica o tipo deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem, mais frequentes entre os alunos da Educação Básica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos.
Total: 30

Disciplinas Eletivas: Práticas Corporais

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7504 Pesquisa e Intervenção Pedagógica 30 2
Trata das relações entre as práticas de intervenção no âmbito da Educação Física escolar e as práticas de investigação. Mapeia formas de como as práticas de investigação podem ser incorporadas no cotidiano profissional, bem como problematiza a pesquisa como potencializadora da prática pedagógica. Propõe a produção de conhecimento situado para qualificar práticas de intervenção no contexto da própria atuação profissional.
P7563 Ensino da Capoeira 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea da capoeira. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessa prática corporal enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7561 Ensino das Atividades Circenses 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das atividades circenses. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7564 Ensino das Atividades Físicas de Aventura 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das atividades físicas de aventura. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7560 Ensino das Danças 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das danças. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7559 Ensino das Ginásticas 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das ginásticas. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7562 Ensino das Lutas 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das lutas. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7555 Ensino do Tema Saúde 30 2
Analisa aspectos relacionados ao conceito de saúde individual e coletiva. Aborda as possibilidades de ensino e aprendizagem de temáticas como: postura, cuidados com o corpo, anabolizantes, nutrição, distúrbios alimentares, capacidades físicas, relacionando-os com as atividades físicas.
P7556 Ensino dos Esportes Adaptados 30 2
Analisa o processo de construção histórica dos esportes adaptados, bem como seus desdobramentos para o ensino e a aprendizagem. Apresenta as principais modalidades, características, conteúdos e metodologias para o ensino dos esportes adaptados na escola.
P7553 Ensino dos Esportes de Invasão 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de invasão. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas modalidades esportivas em quanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7558 Ensino dos Esportes de Marca e de Campo e Taco 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de campo e taco e dos esportes de marca. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação desses dois conjuntos de modalidades esportivas em quanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7554 Ensino dos Esportes de Rede Ou Parede 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos esportes de rede ou parede. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas modalidades esportivas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
P7565 Ensino dos Jogos 30 2
Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea dos jogos. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
Total: 90 6

Disciplinas Obrigatórias

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7501 Escola, Educação Física e Planejamento 60 4
Debate a função social da escola na especificidade da disciplina Educação Física. Estuda os princípios de organização e planejamento de projetos curriculares para a Educação Física escolar. Analisa o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para as diversas etapas da Educação Básica. Propõe a elaboração (reformulação) de planos de estudo para Educação Física escolar.
P7502 Metodologia do Ensino da Educação Física 60 4
Estuda a lógica interna e a contextualização sociocultural de diversas atividades físicas. Analisa as bases teóricas de diferentes metodológicas de ensino, bem como seus desdobramentos em sala de aula nos processos de interação aluno, conteúdo, professor. Oportuniza o planejamento, implementação e avaliação do ensino de diversas atividades físicas como temas da Educação Física escolar.
P7500 Problemáticas da Educação Física 60 4
Propõe o levantamento, demarcação e análise dos problemas vivenciados pelos professores no campo da Educação Física escolar. Apresenta e problematiza o conhecimento acadêmico sobre as possibilidades da intervenção docente frente aos problemas do campo profissional. Propicia a reflexão sobre a própria ação, de modo a buscar melhorias na qualidade da prática pedagógica e a identificação dos campos de conhecimentos que podem subsidiar a intervenção.
P7605 Seminários de Pesquisa Científica em Educação Física 90 6
EMENTA:
Discute a pesquisa aplicada dentro do campo profissional e instrumentaliza para a elaboração de projetos de
intervenção centrados no ensino da Educação Física na Educação Básica. Oferece um espaço de socialização do planejamento da intervenção e subsidia a elaboração do trabalho de final.
P7505 Seminários de Pesquisa em Educação Física 90 6
Discute a pesquisa aplicada dentro do campo profissional e instrumentaliza para a elaboração de projetos de
intervenção centrados no ensino da Educação Física na Educação Básica. Oferece um espaço de socialização do planejamento da intervenção e subsidia a elaboração do trabalho de final.
P7569 Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso 30 2
Este componente curricular se destina a fazer o registro da banca de defesa final do mestrado profissional em educação física Unijuí/Unesp. Ele se ampara no resultado do processo de defesa final para registrar se o candidato foi aprovado ou reprovado conforme a banca de defesa definiu em ATA.
P7568 Exame de Qualificação 30 2
Este componente curricular se destina a fazer o registro da banca de qualificação do mestrado profissional em educação física Unijuí/Unesp. Ele se ampara no resultado do processo de defesa de qualificação para registrar se o candidato foi aprovado ou reprovado conforme a banca de defesa definiu em ATA.
P1543 Seminários de Trabalho Final 60 4
Este componente curricular se destina a fazer o registro das bancas de qualificação e de defesa final do mestrado profissional em educação física Unijuí/Unesp. Ele se ampara no resultado do processo de defesa final para registrar se o candidato foi aprovado ou reprovado conforme a banca de defesa definiu em ATA.
Total: 330 22

Disciplinas Obrigatórias/Disciplina Obrigatória - Linha de Pesquisa

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7551 Educaçao Física no Ensino Fundamental 60 4
Oportuniza a elaboração, execução e análise de intervenções orientadas a enfrentar as dificuldades características da Educação Física no Ensino Fundamental. Tematiza os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares da disciplina na segunda etapa da Educação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como temas de estudo da Educação Física no Ensino Fundamental, do mesmo modo que, estuda as formas de ensino mais adequadas para trabalhar com os alunos desta etapa.
P7509 Educação Física na Educação Infantil 60 4
Propicia o planejamento e avaliação de experiências corporais no cotidiano das instituições de Educação Infantil. Aborda o conjunto de objetivos, conteúdos e critérios de avaliação dos projetos curriculares do componente na primeira etapa da Educação Básica. Estuda as diferentes experiências corporais possíveis de serem propiciadas a crianças entre zero e seis anos.
Total: 60