Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 5

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 450
Total de créditos: 30
Versão: 2020
Consultar horários das aulas

1. Núcleo de Disciplinas Obrigatórias

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7156 Metodologia da Pesquisa e Projetos em Ciências Sociais 60 4
O pensamento complexo e os princípios organizadores do conhecimento. Paradigma(s) e a produção de pesquisa e de conhecimento. Tipos de conhecimento. Introdução à pesquisa: posições filosóficas, teóricas e métodos de pesquisa. Tipologias de pesquisa. Formalização da pesquisa científica: projeto e relatório. Estruturas de projeto e relatório de pesquisa. Artigo científico. Normas técnicas de elaboração e de apresentação de pesquisa: projetos, artigos, dissertações.
P7159 Políticas Públicas e Gestão do Território 30 2
Aborda teorias de políticas públicas e os conceitos do ciclo e do processo de políticas públicas, visando construir um quadro de referência analítico para o estudo de políticas públicas, discutindo questões relativas à constituição da agenda, ao processo decisório, à formulação e à implementação das políticas e ao processo de avaliação. Trata das relações de poder entre instituições e atores políticos e sociais e os efeitos da estrutura institucional na formação de políticas, com ênfase na multidimensionalidade e transescalaridade das políticas sociais de base (educação, saúde, inclusão social, habitação, seguridade social e previdência), infraestrutura, segurança, transporte e mobilidade urbana, saneamento ambiental, etc. Aborda-se a cidade e o espaço urbano, reconstruindo conceitos teóricos sobre gestão do território e territorialidade, o papel das práticas recentes de planejamento e gestão do território no Brasil e o planejamento como instrumento técnico e político. Analisa-se as perspectivas liberal, republicana e deliberativa em gestão pública, suas competências, experiências, novas condutas, os fundamentos sobre cidades inteligentes e sustentáveis. O debate destas temáticas é desenvolvido tendo presente as relações de poder entre o mercado o Estado e a sociedade civil, com ênfase no papel desta última na gestão social e no controle social das políticas públicas e no processo de gestão dos territórios.
P7160 Teorias das Organizações 30 2
Os pilares do pensamento administrativo - as escolas de administração. Imagens da organização. Racionalidades, modelos de análise e processos de gestão. Desenvolvimento organizacional. Evolução dos conceitos relacionados ao homem, à organização e ao meio ambiente. O conceito de sustentabilidade nas organizações. Cultura e aprendizagem organizacional.
P7157 Teorias e Abordagens de Desenvolvimento Regional 30 2
Origens e contexto do debate sobre o desenvolvimento. Fundamentos econômicos da teoria do desenvolvimento: o sistema liberal; dinâmica capitalista e o socialismo; a demanda efetiva, o papel do Estado e dos investimentos; ética, inovação e empreendedorismo; dependência e heterogeneidade estrutural; a nova economia institucional. Abordagens contemporâneas: desenvolvimento no contexto brasileiro e da globalização, desenvolvimento regional, endógeno, humano e sustentável. Enfoques emergentes: economia solidária, capital social, pacto sócio-territorial, meios inovadores e outros.
P7158 Dinâmicas Socioculturais do Desenvolvimento 30 2
Sendo as discussões relativas ao desenvolvimento regional essencialmente multifacetadas e multidisciplinares, são elas também objeto de estudo das ciências sociais, particularmente da sociologia. Tal área do conhecimento igualmente aborda o tema sob diferentes ângulos teóricos e empíricos. Neste sentido, dá-se destaque aqui às seguintes temáticas: Culturas regionais e desigualdades de desenvolvimento; Abordagem das Capacidades e o papel de Agência das mulheres; Movimentos migratórios inter e intra-regionais; Múltiplas formas de desigualdade e seus entrelaçamentos. Além disso visa-se: analisar arranjos espaciais de "sucesso", particularmente o modelo escandinavo de bem-estar social e alguns dos entraves ao pleno desenvolvimento brasileiro.
Total:

2. Núcleo de Disciplinas Eletivas - 12 cr

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7167 Cooperativismo, Economia da Cooperação e Desenvolvimento 30 2
Fundamentos doutrinário-evolutivos do cooperativismo e as suas relações ao longo da história. A Economia da cooperação e os processos de desenvolvimento (Cooperação e desenvolvimento). Arquitetura e estrutura de organização do cooperativismo em suas diferentes dimensões associativas. Governança, gestão e inovação no Cooperativismo. O Cooperativismo, agregação de valor e relações com os processos de desenvolvimento territorial, econômico, social e da sustentabilidade (ODS/Nações Unidas). Temáticas norteadoras do cooperativismo no contexto internacional e nacional e escalas subnacionais. Temas emergentes no cooperativismo, tendências e desafios do Cooperativismo e suas relações com o Desenvolvimento.
P7164 Desenvolvimento e Meio Ambiente 30 2
Relação do desenvolvimento com o meio ambiente. Sustentabilidade. Condicionantes biofísicos do desenvolvimento. Problemas ambientais globais e regionais. Economia do meio ambiente. Política ambiental brasileira e seus instrumentos. Instrumentos de planejamento e gestão ambiental.
P7169 Estratégia e Mudança Organizacional 30 2
Procura contextualizar as mudanças na sociedade, os impactos nos sistemas de gestão das organizações e no desenvolvimento regional, bem como uma agenda de pesquisa acadêmica no campo da estratégia. Aborda estudos sobre os diferentes olhares no campo das organizações, concepções e pressupostos epistemológicos, bem como a evolução e amplitude do enfoque sobre a temática de estratégias diante das diferentes correntes teóricas. Resgata, também, o enfoque da competitividade e da cooperação no contexto do desenvolvimento. Procura trabalhar modelos de análise de processos de mudança e adaptação estratégica organizacional e a pesquisa nesse campo de estudo.
P7172 Finanças Organizacionais 30 2
Aborda sobre as finanças organizacionais enfatizando as decisões financeiras de curto e de longo prazo, as alternativas de investimento e financiamento e as relações existentes entre o desenvolvimento regional e o mercado financeiro e de capitais. Compreende a tomada de decisão de investimento em ambientes de risco, as medidas clássicas de análise desempenho financeiro organizacional e dos principais produtos financeiros do mercado financeiro de renda fixa e renda variável. Abrange técnicas quantitativas avançadas de análise de desempenho organizacional e de análise de investimentos.
P7166 Gestão e Controle Social do Desenvolvimento Regional 30 2
A disciplina pretende discutir possibilidades de gestão compartilhada entre a sociedade, com a participação de seus diferentes atores sociais, e o planejamento do desenvolvimento regional. Desse modo, serão apresentados teorias e/ou conceitos que embasam os significados de democracia deliberativa bem como propostas de racionalidades e arranjos institucionais dialógicos facilitadores da gestão e do controle social do desenvolvimento regional.
P7168 Governança e Responsabilidade Social Corporativa 30 2
Conceito de responsabilidade social corporativa tendo como referência a construção e aplicação do conceito no setor empresarial a partir de um novo papel da sociedade civil. Histórico de constituição dos direitos fundamentais e seus impactos nos parâmetros de atuação das organizações e da sociedade. Ética empresarial e gestão da reputação. Teoria Institucional e o processo de institucionalização de ações sociais estratégicas. Modelos de análise da Responsabilidade Social Corporativa.
P7163 Macroeconomia Municipal e Repercussões no Território 30 2
A disciplina busca ampliar conhecimentos sobre a macroeconomia de municípios e, assim, avaliar as repercussões de intervenções públicas e privadas no desenvolvimento socioeconômico do território. Trata o município como um sistema complexo e aberto e, portanto, diferenciado de uma economia nacional, para então discutir a agregação de valor, os fatores determinantes do consumo das famílias, a equivalência entre poupança e investimento, a estruturação de uma Balança de Pagamentos Municipal, os condicionantes da base monetária local e da disponibilidade do crédito, e o dimensionamento do Produto Interno e da Renda Municipal. Neste contexto, busca discutir ainda as políticas econômicas e sua efetividade nos municípios, a mensuração dos efeitos de políticas públicas exógenas e endógenas, o planejamento da economia municipal e as alternativas econômicas heterodoxas de desenvolvimento municipal: arranjos locais, cidades criativas, moedas sociais e bancos comunitários.
P7170 Marketing e Desenvolvimento 30 2
A gênese do marketing e sua trajetória. O marketing como propulsor das relações éticas de troca e o movimento do consumerismo. O mercado e seus agentes integrando valores para trocas satisfatórias. A ciência do consumo no contexto do desenvolvimento.
P7171 Mercado e Cadeias Produtivas 30 2
As estruturas de mercado e a eficiência na alocação de recursos. O livre mercado e a regulação estatal. A evolução da noção de cadeias produtivas. As cadeias produtivas e os desafios junto a uma economia globalizada. O mercado e as cadeias produtivas no contexto do desenvolvimento regional. A participação local em um mundo econômico interdependente e globalizado.
P7161 Métodos Qualitativos Aplicados 30 2
Características gerais da pesquisa qualitativa em estudos da ciência social aplicada. Os aspectos éticos envolvidos na pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos (etnografia, observação, entrevista, grupos focais e narrativas). Técnicas de análise de dados qualitativos (codificação, categorização e análise de conteúdo). Critérios éticos, de validade e de qualidade em pesquisa qualitativa. Uso de softwares em pesquisa qualitativa. Métodos qualitativos utilizados na pesquisa em planejamento urbano e regional, desenvolvimento regional, políticas públicas, gestão territorial e gestão de organizações: Hermenêutica em Profundidade (Thompson); Hermenêutica Crítica (Habermas); Realismo Crítico (Bashkar); Direct Research (Mintzberg); e outros.
P7162 Métodos Quantitativos Aplicados 30 2
Revisão da estatística básica e introdução à utilização de software estatístico. Estatística Descritiva, exploração e limpeza dos dados. Testes paramétricos de comparação de médias (Teste t e Análise da Variância). Análise de Correlação. Análise Fatorial Exploratória. Análise de Cluster. Análise de Regressão Simples e Múltipla. Análise de modelagem de equações estruturais. Estatística não paramétrica.
P7165 Planejamento Urbano 30 2
Busca o aprofundamento da compreensão sobre as cidades, urbanização e desenvolvimento urbano espacial, com ênfase no entendimento de conceitos e matrizes teóricas presentes nas tradições e na contemporaneidade por meio do reconhecimento da realidade urbana e regional como um sistema que articula elementos sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos. Capacita o estudante para a leitura, análise e diagnose do planejamento urbano sob as diversas formas de expressão, escalas e interpretações da ocupação, expansão e preservação do ambiente natural e construído instigado por temas e leituras interdisciplinares.
P7178 Publicações 1 30 2
O mestrando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7179 Publicações 2 30 2
O mestrando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7298 Publicações 3 30 2
O mestrando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7173 Tópico Especial 1 30 2 -
P7174 Tópico Especial 2 30 2 -
P7175 Tópico Especial 3 30 2 -
P7176 Tópico Especial 4 30 2 -
P7177 Tópico Especial 5 30 2 -
P7220 Tópico Especial: Ambiente e Sustentabilidade 30 2
Busca o aprofundamento na compreensão sobre desenvolvimento e o meio ambiente, bem como as inter-relações desses com a sustentabilidade ambiental frente às atividades humanas, com ênfase no entendimento de conceitos, matrizes teóricas e movimentos presentes nas tradições e na contemporaneidade. Capacita o estudante, instigado por temáticas e leituras interdisciplinares, a perceber relações possíveis entre meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento e sociedade a fim de proporcionar uma consciência preservacionista ao considerar o meio ambiente natural e construído.

Unidade I: Meio ambiente e Sustentabilidade
- Instrumentos de planejamento e gestão ambiental (Legislações e Normativas)
- Perspectiva histórica: conferências e movimentos ambientais
- Desenvolvimento Econômico x Crescimento Econômico
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento;
Objetivo 7: Energia Acessível e Limpa;
Objetivo 15: Vida sobre a Terra

Unidade II: Espaço construído e Cidadania
- Conflitos/Problemas urbanos e os impactos socioambientais
(acesso à água, acesso à terra, poluição do ar, gestão de resíduos, mobilidade urbana, promoção de áreas verdes, promoção do uso de fontes de energia limpa, melhoria do transporte público, promoção da agricultura urbana, etc…)
- Indicadores de sustentabilidade urbana
(Qualidade do ar, Gestão de resíduos sólidos, Uso do solo, Eficiência energética, Mobilidade urbana, Acessibilidade, Economia circular, etc…)
- Gestão ambiental urbana
(Diagnóstico ambiental, Elaboração de planos e políticas ambientais, Monitoramento e avaliação, Participação social, Integração de políticas setoriais
- Educação e Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
- Meio Ambiente e Patrimônio Territorial
( Educação patrimonial)
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Objetivo 3: Saúde e bem-estar
Objetivo 10: Redução das desigualdades
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Unidade III: Bioeconomia do Desenvolvimento
- Bioeconomia do Desenvolvimento
(conjunto de atividades relacionadas à produção, ao uso e à transformação de biorecursos, de forma sustentável, para atender às necessidades relacionadas a segurança alimentar, de materiais e de eficiência energética para a sociedade (BNDES, 2023)
- Bioeconomia do Desenvolvimento
(Na perspectiva: da economia de mercado; da interdisciplinaridade; da economia da complexidade, sistêmica e evolucionária; da biotecnologia e das inovações; das cidades inteligentes (big data, inteligência artificial); das políticas públicas e do planejamento urbano e regional; das escalas espaciais e da demografia; do progresso técnico; das estratégias de mitigação dos efeitos do “desenvolvimento”.
Temática alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis
Objetivo 17: Parcerias em Prol das Metas
Total: 210 14

3. Núcleo de Disciplinas de Pesquisa Aplicada

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7200 Dissertação 60 4
Destina-se à efetivação da pesquisa a partir da qualificação do projeto, compreendendo atividades de orientação, conforme cronograma e programação definida com o orientador em consonância com as orientações gerais das Linhas de Pesquisa e da coordenação do PPGDR.
P7180 Qualificação de Projeto de Dissertação 30 2
Compreende as atividades de elaboração do Projeto de Dissertação sob a supervisão do Orientador do mestrando, em interação com as demais atividades do PPGDR. A qualificação culmina com a realização de Banca de defesa do Projeto de Dissertação, que deve ocorrer até o final do 14° mês do Curso.
Total:

4 . Núcleo de Disciplinas Complementares

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P1001 Docência na Educação Superior 45 3
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência superior e a inserção em processos de formação humana em geral.
P6721 Estágio de Docência 60 4
Desenvolvimento de atividades docentes nos cursos de graduação. É obrigatória para todos os alunos dos cursos de doutorado do PPGDR que são beneficiários de Bolsas de qualquer modalidade da CAPES, CNPq, FAPERGS, UNIJUÍ ou outras Agências de Fomento, e optativa para os demais doutorandos.
Total: