LOCAL:

Por que fazer

A Clínica de Psicologia da Unijuí é um programa do DFP cujo principal objetivo é formar os psicólogos na área de Psicologia Clínica através dos diversos eixos de formação: ensino ( teoria psicanalítica) extensão ( prática clínica) e pesquisa ( produção teórica).

Seguindo as diretrizes pedagógicas e éticas do curso de Psicologia da Unijuí, a prática clínica aqui desenvolvida segue a orientação psicanalítica primordialmente, o que não significa isolar-se de outras correntes da Psicologia, mas escutar as falas dos pacientes como produções do inconsciente.

Neste aspecto a CPU se singulariza, e este o motivo pelo qual apresentamos este curso de extensão universitária. Este é uma possibilidade de que acadêmicos e profissionais experienciem  a prática clínica dentro de um viés teórico definido e dentro de uma instituição organizada, pensada e planejada em conformidade com essa opção teórica.

Objetivos

            O curso de extensão que ora apresentamos é uma re-organização de uma prática já existente na CPU. Desde sua instalação a CPU ofereceu aos estagiários a possibilidade de extensão de estágio. Esta extensão tinha uma função para os ex-estagiários, denominados então de extensionistas, que era a de reafirmar a partir de uma opção pessoal a continuidade de sua formação e funcionar como a “memória” do fazer clínico, numa “ponte” entre o que estava estabelecido como prática e o que poderia ser constituído. Devido á importância de formalizar esta experiência surgir então a alternativa de compô-la como curso de extensão universitária aberta não só aos ex-estagiários, como a profissionais inscritos no Conselho Regional de Psicologia e também para acadêmicos de outras instituições de ensino superior.

            A infra-estrutura da CPU é posta a disposição dos inscritos neste curso de extensão, sendo assim otimizamos o uso desta. Neste sentido os custos orçamentários compreendem apenas a atividade de supervisão clínica e emissão do certificado de conclusão do curso. ( a confirmar)

A quem se destina

Acadêmicos do curso de Psicologia da Unijuí que tenham realizado o estágio curricular em Processos Clínicos I e II

Compartilhe!