TÍTULO:
Em nível de especialização em Justiça Restaurativa e Mediação
CARGA HORÁRIA:
364 horas/aula
LOCAL:
Campus Ijuí
INÍCIO DO CURSO:
07/05/2022

Por que fazer

O Curso busca responder à uma das principais necessidades do contexto social contemporâneo, discutindo e capacitando agentes para a utilização de mecanismos inovadores de prevenção e atendimento aos conflitos sociais e à violência, alicerçando-se numa proposta interdisciplinar que visa a construção de um espaço teórico aberto e reflexivo e a capacitação para o agir práticos nos mais diversos espaços de atuação. Trata-se de proposta inovadora na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e alicerça-se em vasta experiência de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida no âmbito dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ.

Objetivos

Objetivo Geral

    Proporcionar a qualificação de profissionais de diversas áreas para a utilização de mecanismos alternativos de abordagem dos conflitos, com ênfase na Mediação e nas práticas de Justiça Restaurativa, fortalecendo o espaço teórico e de reflexão crítica sobre as dimensões do conflito e da violência na sociedade contemporânea, bem como sobre os mecanismos para seu enfrentamento, sob o enfoque dos direitos humanos e da cidadania.

Objetivos Específicos

1. Discutir e aprofundar as bases conceituais (filosóficas, sociológicas e jurídicas) que fundamentam a mediação e a Justiça Restaurativa, enquanto estratégias de tratamento dos conflitos, prevenção à violência e promoção dos direitos humanos; 

2. Capacitar os estudantes para a utilização/aplicação das metodologias de intervenção próprias à Mediação e a Justiça Restaurativa em diferentes espaços sociais e áreas de atuação profissional, no âmbito público ou privado;

3. Propiciar a discussão interna e contribuir com o fortalecimento das atividades da comunidade acadêmica relacionadas aos Direitos Humanos, o acesso à Justiça e aos mecanismos autocompositivos de resolução de conflitos, promovendo a interação entre ensino/pesquisa/extensão;

4. Oportunizar aos egressos de diferentes cursos de graduação da UNIJUÍ, bem como demais atores sociais, um novo contato com a Universidade para aprofundar seus conhecimentos, realimentar sua prática social e exercitar a reflexão crítica num patamar acadêmico posterior à graduação em nível superior e ao mesmo tempo preparatório para ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu.

.

A quem se destina

Egressos dos cursos de graduação em Direito, Psicologia, Serviço Social, Administração, Pedagogia e demais áreas do conhecimento que atuem em espaços sociais de convivência, tais como escolas, instituições públicas (poder executivo, legislativo, judiciário, ministério público, defensoria pública, secretarias de justiça e segurança públicas), instituições privadas (empresas, escritórios de advocacia, conselhos e organizações profissionais).

Dias e Horários de Funcionamento

Sábado pela manhã, das 08h às 11h30min, e à tarde das 13h30min às 17h30min.

As aulas serão Presenciais, Online pelo Google Meet e EaD, conforme especificado no cronograma do curso.

A disciplina de Práticas Supervisionadas em Mediação e Justiça Restaurativa será desenvolvida parte presencial e parte em práticas em campo profissional. Serão realizadas atividades orientadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Compartilhe!