LOCAL:

Por que fazer

Considerando que a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul apresenta maior produção de grãos e de leite, e evidencia um cenário de fortes impactos sociais, econômicos e ambientais e que os profissionais que atuam na região necessitam de constante atualizações acerca de conhecimentos técnicos e científicos no campo da produção vegetal, este curso se faz necessário pelo conhecimento das tecnologias de produção a partir de uma visão interdisciplinar na promoção de manejos ajustados com melhor aproveitamento no uso dos recursos naturais e produtivos.
Esta especialização possibilitará ao estudante entender a visão sistêmica da Ecofisiologia aplicada as situações da realidade promovendo a melhoria dos processos de produção vegetal, assegurando a sustentabilidade do sistema produtivo.

Objetivos

  • Objetivo Geral
    Capacitar profissionais na área da ecofisiologia da produção vegetal para analisar, conceber e manejar agroecossistemas de produção de grãos e forrageiras com melhor utilização dos recursos naturais e produtivos com vista à sustentabilidade e lucratividade.
  • Objetivos Específicos
    Ampliar o conhecimento da ecofisiologia das principais espécies de produção de grãos e forrageiras de interesse econômico regional;
    Estabelecer a discussão, reflexão e a proposição de tecnologias no campo da ecofisiologia considerando as relações solo-planta-animal-ambiente, ajustadas aos distintos sistemas de produção.
    Capacitar os profissionais com metodologias para o diagnóstico de problemas em manejos de cultivos agrícolas, considerando de forma sistêmica, as práticas dos agricultores e os impactos na produção;
    Desenvolver a capacidade de avaliar e propor melhorias de manejo nos sistemas técnicos de produção.

A quem se destina

Graduados em

  • Agronomia
  • Engenharia Agrícola
  • Demais profissionais de nível superior de outras áreas que desejarem ampliar seus conhecimentos ou que atuam nas áreas específicas do presente curso.

Dias e Horários de Funcionamento

  • Aulas presenciais
  • Sextas-feiras das 18h às 22h e Sábados das 9h às 12h e das 13h às 16h


*Serão contabilizadas 12 horas aula a cada final de semana, conforme cronograma do curso. A carga horária por fim de semana será integralizada com atividades orientadas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Conecta).

Compartilhe!