Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa em Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais/ Ensino e Cidadania
Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Educação popular em movimentos e organizações sociais
Duração: 01/02/2019 até 01/02/2022
Participantes:
Resumo:
O projeto aborda a questão central de patrimônio tendo a criança como o foco para olhar a cidade, considerando que o patrimônio pode nos indicar elementos sobre o passado, oferecendo assim ?uma sensação de pertencimento e segurança para as sociedades modernas, sendo uma âncora em um mundo que se transforma rapidamente? (UNESCO BRASIL, 2016, p. 15). O patrimônio histórico cultural e arquitetônico é forma materializada de se contar a história do povo, de uma sociedade que viveu em determinado lugar, podendo evidenciar um pouco sobre o tempo, costumes e estilo de vida desses indivíduos. Contudo, tanto o reconhecimento desta arquitetura, quanto sua preservação, necessitam que os indivíduos da cidade se sintam pertencentes ao local onde nasceram ou vivem e tenham clareza da importância do patrimônio arquitetônico como um bem cultural da humanidade. Diante do exposto, a proposta intenta apresentar e ensinar de forma lúdica, o patrimônio arquitetônico da cidade de Ijuí para as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, a fim de fomentar o interesse delas pela historicidade local contribuindo com a construção do sentimento de pertencimento e com ações de cidadania.
Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.