Processo Interativo de Formação Docente:Uma Rede de Pesquisa para a Produção de Um Currículo Emancipatório

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 02/10/2017 até 30/12/2021

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Participantes:

Resumo:

Os desafios, para educação,?colocados pelas novas tecnologias que têm vindo a revolucionar o dia-a-dia das sociedades e das escolas colocam os professores frente à necessidade de aquisição de novos conhecimentos? (NÓVOA, 2009, p. 13). No entanto, os professores em sua maioria, estão pouco preparados para o enfrentamento da atual era digital, que fornece informações em uma velocidade incompatível com a formação tradicional de ensino. Diante deste cenário, verifica-se que o professor no isolamento de suas salas de aula, não dará conta da complexidade da educação atual, a qual necessita propiciar a promoção de aprendizagens que respondam aos desafios da diversidade e da utilização das novas tecnologias. É neste sentido que se propõe neste projeto a constituição de uma rede de interlocução entre pesquisadores da área da formação docente, professores do ensino básico e estudantes de graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa deverá focalizar seus estudos de conceitos disciplinares centrados na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em interlocução com outras áreas do conhecimento. Pretendemos problematizar e propor coletivamente uma forma inovadora de currículo, com especial atenção aos documentos nacionais oficiais que orientam os novos caminhos da educação, básica e superior (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Curricular Comum, Plano Nacional de educação, entre outros). Por se tratar de um processo de pesquisa na ação, pensamos proporcionar a aprendizagem da Pesquisa Educacional e, ao mesmo tempo, produzir consciência sobre os problemas mais agudos ligados à Educação Científica e Tecnológica. Por isso, buscaremos compreender, e trazer para dentro do currículo, temáticas relevantes socialmente que abordem questões tais como: uso abusivo de drogas/violência; desiquilíbrio ambiental decorrente das atividades humanas sem planejamento adequado; alimentação saudável versus obesidade; inclusão social, entre outras temáticas importantes para cada contexto de estudo e que deverão emergir nas discussões do grupo. A pesquisa deverá ser permeada por diversos momentos de reflexão-ação coletiva como parte da tessitura metodológica de pesquisa na ação, conforme argumentos de Kemmis & Wilkinson (2002). A pesquisa será orientada pela seguinte questão: Que obstáculos, tensões e desafios os professores, que vivenciaram, em sua formação inicial, a proposta de inovação curricular ?SE?, têm enfrentado para desenvolver um ensino compatível com as necessidades atuais da sociedade, em seus espaços reais de salas de aula, e como superar e/ou enfrentar os desafios da educação atual?

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.