Contribuições do Marketing das Cidades para o Desenvolvimento dos Municípios: Um Estudo na Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Grupos/Linhas de pesquisa:
Núcleo de Estudos de Marketing - NEM/ Marketing e Desenvolvimento

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Planejamento e Gestão/ Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado

Duração: 01/01/2022 até 31/12/2025

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Participantes:

Resumo:

Este projeto apresenta como principal objetivo, entender a identidade dos municípios da Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul por meio das ferramentas de Marketing das Cidades ? instrumentos operacionais e elementos do marketing. O estudo traz como objetivos específicos: a) Analisar as Cidades tendo por base um conjunto de instrumentos operacionais conhecidos pela denominação de Composto de Marketing; b)Investigar o nível de atratividade das Cidades tanto para as indústrias quanto para o comércio e os prestadores de serviços; c) Sugerir ações voltadas para o desenvolvimento e melhorias no gerenciamento do marketing das cidades localizadas na região a ser estudada; e, d) Propor ações que possam contribuir para a melhoria da atratividade das cidades da região noroeste. Para atende aos objetivos deste projeto pretende-se realizar pesquisa bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória. Para a construção deste estudo e coleta de dados primários, serão realizadas entrevistas com o apoio de questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos gestores públicos, prefeitos e liderança local e regional que representam os municípios da região, pelo método de contato direto, com o objetivo de procurar responder os objetivos propostos e gerar conteúdo científico. Neste trabalho, pretende- se utilizar a amostra por conveniência. Os sujeitos serão definidos pelo pesquisador e também a amostra será não probabilística, não havendo o uso de método estatístico. A amostra por conveniência é utilizada para obter ideias sobre determinado assunto de interesse, pois este método presta-se muito bem aos objetivos da pesquisa exploratória. Entende-se que os sujeitos da pesquisa são pessoas que fornecem os dados necessários para o estudo. Para a análise dos dados será utilizado a técnica de análise de conteúdo. A análise de conteúdo é uma técnica utilizada para o tratamento de dados que objetiva identificar o que está sendo dito a respeito de determinado tema. Bardin (1997), define análise de conteúdo como um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção dessas mensagens. Este método adota transcrições de entrevistas, documentos institucionais, entre outros, e permite abordagens tanto quantitativas quanto qualitativas. Espera-se que os resultados do projeto possam contribuir para o avanço da ciência social aplicada, trazendo novos elementos para a análise e debate no meio acadêmico, envolvendo neste processo estudantes, bolsistas, e professores. Também, para os municípios da região, os resultados irão contribuir na análise da situação atual dos municípios, melhorar o desenvolvimento das cidades e direcionar suas ações estratégicas, e seus investimentos para a busca da competitividade e da melhor atratividade.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.