Pomada de Óleo Essencial de Cymbopogon Flexuosus Nanoemulsionado em Mulheres Com Candida Albicans Vaginais: Eficácia, Segurança e Desenvolvimento de Um Produto Sustentável.

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade/ Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Pesquisa em Uso de Medicamentos e Plantas Medicinais (Plamedic)/ Compostos bioativos: desenvolvimento tecnológico de produtos sustentáveis

Duração: 01/04/2023 até 01/07/2025

Participantes:

Resumo:

Candidíase vulvovaginal é uma infecção fúngica que afeta negativamente a saúde da mulher, devido aos seus sintomas desagradáveis, e trata-se de um desafio seu tratamento terapêutico pelo surgimento de cepas resistentes. Os óleos essenciais (OEs) são compostos bioativos secundários com propriedades e funções biológicas, são voláteis e lipofílicoas. São substâncias extraídas de plantas aromáticas e medicinais as características e propriedades de cada OE são específicos e relacionados com seus constituintes químicos. O óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon flexuosus) possui compostos fenólicos ricos em ação antifúngica, antibacteriana, antioxidante, antiviral. O desenvolvimento de produtos à base de óleo enfrenta alguns desafios tecnológicos, como sua baixa estabilidade durante a armazenagem e a dificuldade de incorporação devido ao seu caráter hidrofóbico. Portanto, a proteçãoencapsulação do OE em sistemas nanoemulsionados é uma alternativa para contornar tais problemas Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança antifúngica da formulação de uma pomada com óleo essencial de Cymbopogon flexuosus nanoemulsionado para tratamento de candidíase vulvovaginal em mulheres. Metodologia: Será realizado um ensaio clínico randomizado, duplo cego, com abordagem quantitativa e analítica com intuito de avaliar a segurança e eficácia do uso de uma pomada de óleo essencial para o tratamento de candidíase vulvovaginal. Serão incluídas pacientes mulheres que realizaram teste preventivo e positivarem para candidíase vaginal, que estejam dispostas a participar do estudo e que buscaram atendimento para este problema no Sistema Único de Saúde do Município de Ijuí-RS. As coletas por meiio do exame Papanicolau bem como aplicação do questionário, elaborado pelo pesquisador, serão realizadas, a partir do mês e março de 2023.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.