Desenvolvimento do Pensamento Crítico em Acadêmicos do Ensino Superior Sobre Sustentabilidade Ambiental e Educação em Saúde na Perspectiva das Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/11/2019 até 03/02/2024

Participantes:

Resumo:

Busca-se analisar as percepções de acadêmicos de duas instituições de ensino superior (uma universidade comunitária e um Instituto Federal) sobre sustentabilidade ambiental e educação em saúde, na perspectiva de formação de sujeitos críticos capazes de transformar a realidade social. Foca-se na formação profissional superior, que articule saúde e sustentabilidade ambiental, a partir de discussões sobre questões socioambientais e tecnocientificas fundamentadas nas premissas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)(VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D.; PRAIA, J., 2011). Que percepções os acadêmicos e a comunidade têm sobre sustentabilidade ambiental e educação em saúde e que contribuições para a formação de um pensamento sistêmico crítico podem ser propiciadas pelas discussões sobre questões socioambientais e tecnocientíficas, no currículo do Ensino Superior e nas exposições do Museu Diretor Pestana? Observações e perguntas planejadas para explicar as propriedades e características do ambiente, em que vivem, orientarão a pesquisa, envolvendo os acadêmicos e os visitantes da exposição temporária ?Conhecer para preservar?, realizada anualmente, no Museu Antropológico Diretor Pestana, Fidene, em Ijuí, RS. O Projeto ?Conhecer para Preservar?, idealizado pelos professores de Biologia do Departamento de Ciências da Vida (DCVIDA) da Unijuí, tem o intuito de promover a aproximação entre escola, comunidade e universidade A proposta articula atividades de ensino, extensão e pesquisa, visando sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados com o ambiente para garantir uma vida de qualidade com saúde para todos. As exposições no Museu são realizadas, anualmente, desde 2008, pelos professores e estudantes de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa de Educação Tutorial ? PET Biologia UNIJUÍ, e, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-Unijuí-sub-projeto Biologia) e de Residência Pedagógica/Unijuí. O projeto visa estimular a recuperação do vínculo entre ser humano e meio ambiente através da reflexão a respeito das relações estabelecidas e da importância de conhecer estas interações para preservar e cuidar do ambiente, de si e dos outros seres vivos. A cada ano, os temas da exposição variam (biodiversidade; água; plantas medicinais e aromáticas; energia; doenças que assolaram e assolam a humanidade; desafios da vida,...). Nesse contexto, a identificação das questões tecnocientíficas exige reflexão sobre as interações socioambientais, com enfoque na saúde e na sustentabilidade, ao provocar significações e produção de conhecimentos, em coletivos, que assumam o protagonismo na tomada de decisões frente aos problemas. Pretende-se constituir espaços de estudos sobre questões socioambientais e tecnocientíficas, com ênfase em educação ambiental e em saúde, na formação acadêmico-profissional; realizar seminários, discussões em grupos de pesquisa, visando o desenvolvimento do pensamento sistêmico crítico; verificar as percepções dos acadêmicos, saúde, ambiente, questões socioambientais e tecnocientíficas. A pesquisa envolve mestrandos, doutorandos e docentes do PPGEC, bolsistas de Iniciação Científica e acadêmicos da UNIJUÍ e do Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. Constitui-se um estudo de caso (Yin, 2005) e os dados serão analisados conforme pela Análise Textual Discursiva (ATD- MORAES; GALIAZZI, 2016), constituída por três etapas: unitarização, categorização, e comunicação e organizados, com auxílio do software ATLAS.ti (Ariza et al, 2015; Atlas ti.7, 2015; Friese, 2015). Os instrumentos de coleta de dados são: questionários semiestruturados submetidos aos estudantes das duas instituições e aos visitantes da exposição e anotações dos pesquisadores em diários de bordo (PORLÁN, MARTÍN, 2000); entrevistas audiogravadas com alguns estudantes.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.