Programe o Seu Futuro - 2021/2022

Duração: 01/01/2021 até 31/12/2022

Participantes:

Resumo:

O projeto Programe o Seu Futuro, na sua 2ª edição, continuará a envolver estudantes e professores da rede pública e privada, do ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio (1º e 2º ano), dos municípios de Ijuí, Jóia e Santa Rosa, de forma gratuita e tem como foco o desenvolvimento do Pensamento Computacional e a Programação. Objetiva-se um trabalho conj. entre UNIJUI e escolas na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma nos jovens estudantes a partir da modificação do seu olhar a respeito da tecnologia, onde este passará a ser um produtor e não apenas um usuário das ferramentas de informática. Para isso serão utilizados os recursos disponíveis na Universidade, nas empresas e entidades parceiras do projeto. Esse processo tem como foco a instituição de processos de inovação e tecnológica sob a perspectiva do desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio da formação dos estudantes. Considerando seus conhecimentos prévios objetiva também: espírito empreendedor, prepará-lo para o novo mercado junto a Indústria 4.0 e possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Para o período de 2021-2022 estão sendo propostas ações norteadoras, nas quais destacam-se: *Ações interdisciplinares envolvendo Design, Matemática, Ciência da Computação e Eng. Software. *Palestras inspiradoras para jovens, sobre a Indústria 4.0. *Execução das atividades do projeto por meio de seminários, palestras e oficinas para os jovens, contribuindo com uma formação/preparação para a inovação e a tecnológica digital. *Contribuir na formação/preparação do jovem para o novo mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de aplicativos que permitirão transformar suas ideias em ações e desta forma intervir na comunidade. O desenvolvimento, a execução e a disponibilização de atividades do projeto, ocorrerão pelo trabalho em conjunto da equipe de extensionistas e das instituições parceiras, sobretudo Criatec. Estes atuarão, em um primeiro momento, em palestras em escolas, apresentando aos jovens o mercado de trabalho atual e o que está por vir e, num segundo momento, interagindo com o processo de ensino/aprendizagem para prospectar as ferramentas criadas a partir de necessidades locais. O Projeto contará com ações interdisciplinares que serão contempladas no desenvolvimento de aplicativo específico para solucionar problemas ou gerar novos recursos para as comunidades locais. Para isso, são propostas atividades interdisciplinares que envolvem as áreas: da Computação, da Eng. Software; da Matemática; e do Design, cuja centralidade é:. *Ciência da Computação e Eng. Software: possibilita a apreensão de conhecimentos relacionados à tecnologia, ao Pensamento Computacional, a serem utilizados nas oficinas de programação para dispositivos móveis. *Matemática: possibilitar o desenvolvimento de raciocínio lógico, fundamental para realização de atividades na Indústria 4.0, por meio da proposição de situações problemas e atividades lúdicas. *Design: possibilitar a atuação na Interface Homem Computador (IHC). A metodologia a ser adotada nos encontros será organizada em dois momentos. 1º- realização de palestras e oficinas de programação para conhecimento e desenvolvimento da lógica necessária ao uso das ferramentas computacionais. 2º-realização atividades com o efetivo desenvolvimento de aplicativos por parte dos estudantes e professores participantes. As práticas de ensino serão colaborativas, cooperativas (co-working) e competitivas nessa áreas de estudo. Colaborativas, pois os participantes estarão trabalhando em conjunto, num mesmo ambiente de laboratório onde se irá criar a tecnologia. Cooperativas, por criar um ambiente onde todos devem atingir as metas do projeto de forma conjunta. E competitiva, pois o grupo terá a missão de criar e melhorar sua programação na medida em que for evoluindo.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.