O Conhecimento Científico-Escolar e Sua Relação Com o Desenvolvimento do Psiquismo Humano e Com a Formação da Visão de Mundo: Contribuições à Luz da Psicologia Histórico-Cultural

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 03/07/2017 até 31/08/2022

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Participantes:

Resumo:

Este projeto de pesquisa está centrado em questões que vêm nos inquietando nos últimos anos, e que estão relacionadas à não apropriação dos conteúdos científicos escolares por parte dos estudantes da Educação Básica, com implicações no seu desenvolvimento intelectual. Entendemos que não se pode falar dessa situação, sem mencionar práticas pedagógicas desenvolvidas por professores, uma vez que estas não estão dando conta de produzir um ensino que gere nos alunos necessidades voltadas para o estudo, ou seja, para a aquisição do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, no que se refere: à apropriação dos conceitos científico-escolares pelos estudantes; as implicações dessa apropriação para o desenvolvimento do psiquismo do estudante e do professor e, por fim, o papel da atividade de ensino nesse processo. A pesquisa é qualitativa, modalidade pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1988), será desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Ijuí (RS). As ações de pesquisa girarão em torno de processos de desenvolvimento curricular na modalidade de Situação de Estudo (SE). Dentre as atividades propostas está o planejamento de SEs e seu posterior desenvolvimento junto a uma turma de estudantes da 1ª série do Ensino Médio (EM), com envolvimento das quatro áreas do conhecimento que constituem o currículo escolar. O grupo de trabalho será constituído por professores da universidade que fazem parte do Gipec-Unijuí, professores e estudantes da 1ª série do EM, e diretora e coordenadora pedagógica da referida escola. Para a produção dos dados serão utilizados os seguintes instrumentos e técnicas: realização de encontros de estudo e de planejamento da atividade de ensino com registro desses encontros em audiogravação;b) acompanhamento de aulas desenvolvidas na 1ª série do EM durante o desenvolvimento da SE; c) Aplicação de questionário para alunos e professores do 1ª série do EM; d) entrevistas semiestruturadas com alunos e professores da 1ª série do EM e; e) entrevistas com diretora e coordenadora pedagógica. Os dados serão organizados segundo os fundamentos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). Para a análise dos dados buscaremos apoio teórico em Vigotski (2001), Leontiev (2004), Leontiev, Vigotski e Luria (2005), Saviani (2011) e Duarte (2001, 2013), para citar alguns. Como resultado esperamos produzir mudanças no ensino escolar e na escola como um todo.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.