Razão Comunicativa e Educação: o Ensinar e o Aprender em Perspectiva Pós-Metafísica

Grupos/Linhas de pesquisa:
Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação/ Aprendizagem e Docência: re-configurações sob o paradigma da filosofia da linguagem

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Duração: 30/09/2009 até 31/08/2024

Participantes:

Resumo:

A pesquisa assume a condição humana como constituída mediante o desenvolvimento de uma competência comunicativa que permite aos indivíduos se constituir de forma criativa e inventiva diante de seus semelhantes, em perspectiva de continuidade e de transformação ao longo dos tempos. A razão humana enquanto expressão desse diferencial, e também como tema recorrente da filosofia, realiza-se em conformidade com o entendimento que cada época constrói acerca de seu modo de operar. Como resultado desse operar da razão temos o conhecimento humano, estruturado sob a forma de modos de interação com o meio e com os outros já não determinados instintivamente, com o que se configura o mundo humano, objeto de aprendizagem de geração para geração. A percepção de que essa constituição do humano está isenta de qualquer determinação transcendente, seja como princípio ou como telos, constitui o que se entende por perspectiva pós-metafísica. Esse conjunto de pressupostos impacta decisivamente os modos de pensar e fazer educação, seja quanto ao entendimento dos conteúdos veiculados em seus processos, seja quanto à relação que esses guardam com os agentes que os ministram e/ou aprendem em espaços de formação humana.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.