A Responsabilidade Social Frente As Dimensões Econômica, Social e Ambiental - 2018/2023

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Gestão de Organizações e do Desenvolvimento/ Gestão Empresarial

Grupos/Linhas de pesquisa:
Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM/ Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental das Organizações

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Planejamento e Gestão/ Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado

Duração: 11/07/2018 até 29/12/2023

Participantes:

Resumo:

O atual contexto de rápidas mudanças e competitividade faz emergir a necessidade de as organizações repensarem suas estratégias a fim de se adequarem às expectativas dos seus diferentes stockholders e stakeholders, garantindo a sua perenidade. Nesse sentido o projeto objetivo estudar a formação do conceito de responsabilidade social corporativa sob a lente das diversas teorias (institucional, contingência, agência, stakeholders, stockholders, sinalização entre outras adequadas ao tema) tendo como referência a construção e aplicação do conceito no setor empresarial a partir de um novo papel da sociedade civil, dos novos comportamentos e tecnologias e permitir uma análise mais complexa das ações de responsabilidade social. A dinâmica de gestão organizacional terá como base de análise as diversas perspectivas de investigação do tema frente as exigências e necessidade de equilíbrio entre a sustentabilidade e o cumprimento da missão das organizações. Dentre os temas podem ser aprofundados e aplicados nos diversos setores (comércio, indústria e serviço, inclusive agricultura familiar e o agronegócio como um todo) público e privados desde as: O processo de institucionalização da Responsabilidade social e ambiental nas organizações e na sociedade; a RSC como estratégia competitiva; a governança corporativa; a emergência da esfera pública não estatal e seus impactos no contexto organizacional; a análise dos modelos de RSC aplicados a enfoques diversos; a RSC e a decisão de compra dos consumidores, dentre outros.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.