Educação Matemática Uma Área de Conhecimento Multidisciplinar: o Professor e o Currículo Escolar e/Ou Universitário

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM/ Formação do Professor de Matemática - Inicial e Continuada

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 02/01/2017 até 04/12/2022

Participantes:

Resumo:

Entendemos e defendemos que a área da Educação Matemática tem como condição a discussão multidisciplinar, considerando principalmente a área da educação e a área da matemática. O professor de matemática centraliza suas questões nos processos educativos e precisa ter clareza do objeto matemático, considerando aspectos históricos, epistemológicos, sociais e didáticos. Para isso a problematização e explicitação da formação, constituição e identidade deste profissional, bem como, do objeto de conhecimento matemático é inerente ao campo da Educação Matemática. Este projeto de pesquisa se propõe a ser um projeto guarda-chuva, envolvendo orientações da coordenadora do mesmo, no programa de mestrado e doutorado em Educação nas Ciências e pesquisas de conclusão de Curso da licenciatura em matemática e da pedagogia, vinculados ao GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Objetiva investigar questões ligadas à área de Educação Matemática no Ensino Superior e na Educação Básica, considerando processos de ensino e de aprendizagem de conceitos matemáticos e a formação e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Tem como principais bases teóricas Duval, Vergnaud, Vygostsky, Moura, Chevallard, Novoa, Zabalza, Lopes, Garcia, Imbernón, Gauthier, Tardif, Fiorentini, considerando a apreensão de conceitos matemáticos, atividades orientadoras de ensino, registros de representação semiótica, processos de significação conceitual e a profissionalização e os saberes do professor de matemática. A organização e a proposição de um projeto guarda-chuva se faz pela unicidade e pela organicidade das pesquisas desenvolvidas pelos membros do GEEM ligadas as linhas de pesquisa: formação inicial e continuada de professores e desenvolvimento de currículo, dando, assim, densidade as mesmas. A este projeto de pesquisa serão, então vinculados subprojetos, sendo os mesmos, quando necessário for, encaminhados ao Comitê de Ética. Os processos metodológicos das pesquisas são centralmente, pesquisas com abordagem qualitativa, envolvendo proposições de sequencias de ensino, análise de livros didáticos, acompanhamento de professores em exercícios, de licenciandos ou de futuros profissionais do ensino superior e sua relação com os conceitos matemáticos, desenvolvendo as análises a partir da análise textual discursa. As problemáticas centrais que deverão ser aprofundadas e teorizadas a partir das pesquisas dos membros e ampliadas nesta pesquisa a partir da triangulação de dados são: Quais elementos fundamentam a formação e a constituição do professor de matemática? e Quais elementos são centrais no ensinar e no aprender conceitos matemáticos considerando questões epistemológicas, históricas e didáticas, que tem sido organizados, socializados e ensinados historicamente nas escolas e nas instituições de ensino superior?

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.