O Saber Fazer Docente em Educação no Contexto de Transição da Modernidade Sólida para a Modernidade Flexível (Líquida)

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 26/06/2014 até 31/12/2022

Participantes:

Resumo:

Este projeto de pesquisa pretende contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no saber-fazer docente em educação num contexto de transição sócio-histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida. A ênfase do projeto na pesquisa com os professores e na sua atuação como docentes exige, para além da investigação da trajetória particular e profissional dos professores, uma compreensão acerca de como tem se constituído o campo da educação na contemporaneidade, em suas dimensões éticas, epistemológicas e políticas, a partir da transição da modernidade sólida para a modernidade flexível (líquida). Em outros termos, compreende-se que a pesquisa sobre a “atuação docente” em educação exige, de um lado, a investigação acerca de como novas formas identitárias e pedagógicas tem sido construídas (no contexto teórico) e assumidas pelo pensamento pedagógico no interior da escola (no contexto prático) e, de outro, uma profunda explicitação e reflexão acerca da relação destas novas formas identitárias e pedagógicas (teórico-práticas) com o contexto sócio-histórico. Isso significa a necessidade de uma interrogação radical e permanente acerca dos fatores constitutivos - epistemológicos, éticos, políticos e culturais - que estão implicados na mudança sócio-histórica, da modernidade sólida para a modernidade flexível (líquida) e, que de certa forma, se relacionam com estas novas formas identitárias e pedagógicas assumidas pelos docentes para a construção do conhecimento em Educação. Investigar as interfaces entre as diferentes formas de atuação docente, que se cristalizam no cotidiano dos lugares, tentando compreender como cada uma delas produz ou reproduz um determinado papel e função social para a educação no contexto de transição da modernidade sólida para a modernidade flexível, pode consistir numa forma interessante de compreendermos as múltiplas implicações e desafios que se apresentam para a construção dos movimentos pedagógicos instituídos pelas Políticas Públicas Nacionais e Estaduais.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.