Física para Todos - 2020/2021

Duração: 02/01/2020 até 31/12/2021

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Participantes:

Resumo:

A imagem que as pessoas têm da Física é muitas vezes produzida na escola sendo resultado do ensino praticado nesta disciplina. O que prevalece, na prática pedagógica da maioria dos professores, é o formalismo matemático em detrimento de uma Física mais conceitual, mais experimental e com mais significado para a vida das pessoas. O contato com a fenomenologia, o lado da Física que as pessoas consideram mais atrativo, é pouco valorizado e, por vezes, até mesmo esquecido. Diante deste modelo de ensino, os alunos pouco ou nada aprendem da Física. O que frequentemente aprendem é a não gostar dela, carregando essa aversão consigo pelo resto da vida. Por outro lado, existe uma larga faixa da população que nunca teve convívio com a ciência na escola, mas que demonstra interesse e curiosidade por entender os princípios da Física que explicam o funcionamento de dispositivos tecnológicos e de fenômenos da natureza. Na busca de alternativas para promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade, para produzir, junto às pessoas, uma imagem mais atrativa desta ciência e para sugerir, aos profissionais do ensino, procedimentos metodológicos mais adequados para ensiná-la, desde 1997 está sendo desenvolvido, o projeto Física para Todos. O projeto, está sendo implementado por meio de exposições interativas de experimentos de Física. Além desta ideia já consolidada, o projeto prevê para essa etapa, a realização de Oficinas de Introdução à Eletrônica destinados à alunos da educação básica ação e a realização de Exposições Temáticas sobre Robótica, Eletromagnetismo, Astronomia e Energias Renováveis. . Estas ações visam integrar as áreas da Matemática, Informática,Engenharias,Design e Arquitetura com a Física em atividades de interdiciplinares. O reconhecimento do projeto nos possibilitou a captação de recursos externos via editais o que qualificou ainda mais as atividades desenvolvidas.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.