Processo Interativo de Formação Docente no Contexto da Educação Básica: Uma Perspectiva Emancipatória de Currículo no Ensino Híbrido

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC/ Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 02/08/2021 até 31/12/2024

Participantes:

Resumo:

Considerando a importância de elaboração e desenvolvimento dos currículos de Educação Básica, de modo a atender as demandas provocadas pela era tecnológica, em especial neste período da pandemia ocasionada pela Covid-19, propomos a elaboração, planejamento e desenvolvimento de uma proposta de reorganização do currículo escolar na concepção de Situação de Estudo (SE) e/ou Projetos de Aprendizagem (PA). A proposta contempla as aprendizagens essenciais para a educação básica a partir de temáticas relevantes socialmente, as quais podem ser organizadas a partir de unidades temáticas, conforme proposto na Base Nacional Comum Curricular/BNCC e necessariamente com desenvolvimento de material didático com uso de novas tecnologias de educação. As orientações contidas na BNCC parecem favorecer o desenvolvimento do currículo de acordo com as concepções de SE, já que criam possibilidades de formação pela pesquisa, também na educação básica, além de buscar romper com a fragmentação do conhecimento e promover a autonomia nos estudantes e professores. No entanto, os professores ainda não se encontram suficientemente preparados para enfrentar os desafios de formação das novas gerações. Na compreensão de que professores de escola básica precisam estar envolvidos na elaboração de propostas curriculares, em interação com professores da universidade, licenciandos, mestrandos e doutorandos, objetivamos: constituir um processo interativo de formação docente para compartilhar, refletir, investigar e produzir propostas de inovação curricular com as características de Situação de Estudo e Projetos de Aprendizagem, com especial atenção aos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática em interação com as demais áreas do conhecimento. A proposta envolve concomitantemente o desenvolvimento de inovações com os respectivos alunos dos docentes de educação básica, envolvidos no processo de pesquisa. A SE permite produzir interações entre pesquisadores mais e menos experientes, entre acadêmicos em formação, na graduação e na pós-graduação, bem como possibilita a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão (MALDANER, ZANON & AUTH, 2006). Trata-se de uma concepção de ensino que vai muito além do simples repasse dos conteúdos escolares, pois integra conceitos, procedimentos e atitudes com vistas à constituição de cidadãos capazes de transformar a realidade em que vivem, numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida. Considerando esses argumentos, selecionamos seis escolas de educação básica que atualmente desenvolvem aulas híbridas e/ou remota e que tem inserção de ao menos um mestrando ou doutorando do Programa de Educação nas Ciências/ PPGEC/UNIJUÍ, cujos respectivos orientadores fazem parte da equipe deste projeto. Para superar as dificuldades encontradas temos como hipótese que o trabalho coletivo e sistemático compõe a essência para a efetividade de ações inovadoras que produzam avanços na qualidade da educação. Propomos a elaboração de materiais didáticos, com o uso de tecnologias midiáticas, como produção e análise de vídeos, entre outros, que se inserem em uma proposta mais ampla, que é a Situação de Estudo e/ou Projetos de Aprendizagem, a exemplo da Escola da Ponte/Portugal. Estas possibilitam promover a construção de aprendizagens significativas para estudantes de modo a propiciar a internalização de conhecimentos científicos e tecnológicos e, portanto o desenvolvimento sociocognitivo de estudantes e professores com capacidade de empreender com autonomia, seja no seu processo de ensino e aprendizagem, seja na comunidade onde vive.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.