Mediação em Aulas de Matemática - a Significação Conceitual Por Estudantes

Vinculado ao projeto: Mediação em Aulas de Matemática Que Tratam de Conceitos da Geometria Analítica Com Tratamento Vetorial: a Significação Conceitual Por Estudantes de Engenharia

Duração: 02/03/2020 até 28/02/2022

Participantes:

Resumo:

A mediação estabelecida em aulas de Matemática é fundante no processo de significação conceitual pelo estudante e a atividade nuclear da docência está na promoção da mediação necessária à aprendizagem de conceitos científicos pelo estudante, nesse sentido, há ações essenciais, relacionadas à análise do conteúdo e aos motivos dos estudantes, que precisam ser assumidas pelo professor ao organizar o ensino que visa à apropriação de conceitos matemáticos e ao desenvolvimento do pensamento matemático pelos estudantes. Interessa-nos, assim, neste Projeto, propor uma Pesquisa que tem como objetivo geral analisar quais e como elementos de mediação, em aulas de matemática, possibilitam a instituição de processos de ensino e de aprendizagem que visam à significação de conceitos matemáticos pelo estudante. E, nesse contexto, compreender elementos que indicam que o professor se coloca em atividade de ensino e o acadêmico em atividade de aprendizagem. Para tanto, consideram-se ações desenvolvidas em aulas de Matemática a partir da estruturação/articulação/proposição da mediação na constituição de processos que visam à significação do conceitos matemáticos por estudantes da Educação Básica. Estão sendo propostos procedimentos que consideram aulas de Matemática da Educação Básica ? anos finais do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio-, ministradas por professores em formação- inicial ou contínua-, que têm como eixo norteador elementos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC- (BRASIL, 2018) e pelo Referencial Curricular Gaúcho- RCG- (RIO GRANDE DO SUL, 2018). As condições de análise serão ampliadas mediante pressupostos teórico da abordagem histórico-cultural, da Teoria da Atividade e de elementos da Atividade Orientadora de Ensino, pois defende-se a ideia de que, na sala de aula, a mediação se estabelece quando o professor se coloca em atividade de ensino e o estudante em atividade de aprendizagem. Espera-se como resultado da Pesquisa, dar indicativos capazes de contribuir nas discussões da área Educação e Educação Matemática, no que tange a produção de conhecimentos do ser professor de Matemática, de modo especial as finalidades e contextos, ao currículo, ao pedagógico- geral e específico-, ao aluno ? inclusive como este aprende- e aos conceitos específicos da matemática.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.