Appgo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - 2020/2021

Duração: 01/01/2020 até 31/12/2021

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Participantes:

Resumo:

O projeto AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - tem como foco principal o desenvolvimento de softwares educacionais para o ensino de matemática e português, tendo o apoio de escolas de ensino fundamental e médio já constituído com a realização do projeto vigente, o MathGO. As ações realizadas pelo projeto almejam a utilização de diferentes metodologias e tecnologias para colaborar com os professores em sala de aula, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências que possam auxiliar os alunos na apropriação de conceitos fundamentais no desenvolvimento das atividades propostas. Os domínios de internet www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br estão registrados e serão utilizados para acesso aos Apps MathGO - PortGO. Também destaca-se a homologação do Registro de Software do App MathGO sob processo nº: BR 51 2018 001094-6 que será utilizado na execução do projeto (PRANTE 2018). Em continuidade ao projeto existente e consolidado, MathGO, para o período 2020-2021 estão sendo propostas as seguintes ações norteadoras, desta vez, envolvendo outra área do conhecimento e também estruturante do ensino fundamental e médio - Letras: Português; a) a elaboração e a implementação de softwares educacionais na área de matemática e de Letras: Português; e b) o desenvolvimento, a execução e a disponibilização de atividades de ensino, através do uso de tecnologias inovadoras. Para a presente proposta, o desenvolvimento, a execução e a disponibilização de atividades de ensino, através do uso de tecnologias, se dará pelo trabalho conjunto entre a equipe extensionista e os professores das escolas no desenvolvimento de projetos, experimentação/práticas através de oficinas, pela adaptação, postagem do projeto no site projetado, possibilitando também o envolvimento dos docentes e estudantes em eventos no âmbito escolar, tanto da rede municipal ou estadual. A efetivação dos softwares educacionais e das atividades de ensino consideram o professor como participante ativo na produção, de acordo com a suas necessidades de sala de aula, ou seja, seguindo as intencionalidades descritas no plano de ensino da sua disciplina específica. Neste contexto, estão envolvidas no desenvolvimento e implementação deste projeto as áreas da Ciência da Computação, Design, Matemática e Letras (português), compondo, assim, um projeto interdisciplinar e, no âmbito institucional, também, interdepartamental. A Ciência da Computação participa na dimensão da construção e disponibilização do software; o Design compõe a dimensão ligada à análise e desenvolvimento de interface de softwares educacionais, tornando-os interativos, ergonômicos e funcionais; já a área de Letras contribui, como área a ser proposta para efetiva prática de professores e alunos da educação básica, na compilação, análise e desenvolvimento de propostas pedagógicas na área de língua portuguesa e literatura, a partir da estrutura já implementada para a área de matemática. A metodologia adotada será a de desenvolvimento de software educacional que propicie práticas de ensino colaborativa, cooperativa (co-working) e competitiva nas áreas de estudo em questão. Para tanto, a partir da reconfiguração do software existente, de modo a coadunar também a área de Letras: Português, serão compostos núcleos de ações que articulem - tanto na esfera proponente (universidade) como na esfera executora (escola e universidade, em efetivo diálogo) - movimentos de interrelação entre teoria e prática, uma vez que forma e conteúdo da proposta abrange as dimensões de ensino e pesquisa, para além da extensão em si. Tudo isso será orquestrado junto à equipe proponente e executora do projeto. Os acadêmicos envolvidos são alunos dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Design e Licenciatura em Letras da Unijuí.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.