Direitos Humanos, Violência e Educação - Elementos para Uma Segurança Cidadã.

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Direitos Humanos/ Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos

Grupos/Linhas de pesquisa:
Fundamentação Crítica dos Direitos Humanos/ Vulnerabilidade Social, Violência e Direitos Humanos

Duração: 05/08/2019 até 05/07/2021

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Participantes:

Resumo:

Esta pesquisa estuda os aspectos contextuais da violência e as dimensões civilizacionais da educação em direitos humanos. As ações descolonizadoras da subalternidade criaram experiências específicas já registradas em pesquisa fundamentadas nas ciências sociais (Sociologia Jurídica, Sociologia da Violência e outras). No entanto, sabemos que os elos hegemônicos não são quebrados com experimentalismos isolados. Carecemos de posturas epistemológicas que criem inteligibilidades explicativas da exclusão e desumanização. As relações sociais estão permeadas por ambientes de violências que produzem a impressão que vivemos em uma cultura de violência ou que ela já existe como um código de sociabilidade ou uma norma social. Mostraremos que nos estudos sobre direitos humanos há espaços para pensar alternativas, pois estes nasceram diante ao agravamento das situações de violências e se tornaram um discurso recorrente e uma espécie de dique contra a avassaladora onda de estranhamentos entre os indivíduos que colocam em risco, inclusive, as estruturas do Estado Democrático de Direito. Este risco é visualizado e sentido em dois campos especiais: os agentes da segurança pública e os atores das escolas. Estas visões, no entanto, nunca foram questionadas, discutidas ou ouvidas. Ao contrapor o pensado e e o feito, as concepções teóricas - e sistêmicas - e concepções oriundas de praticas circunstanciadas - do mundo da vida podemos colaborar mais para gerar um rede de entendimento da cultura de violência ali onde ela nasce. Nossa metodologia, portanto, interpretativa é baseada na dialética que aprofunda os entendimentos sobre as contradições do processo de educar para uma sociedade excludente submetida a uma lógica que promove estranhamento entre os indivíduos. Enquanto busca de dados, nos valeremos da pesquisa ação-participante que permite diálogos com os atores do sistema educativo e com atores da segurança pública que apontam soluções para violência baseado em suas sabedorias praticas profissionais.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.