Inova Rs: Mapeamento de Oportunidades e Implementação de Estratégias Convergentes para a Consolidação do Ecossistema de Inovação na Região Noroeste e Missões.

Grupos/Linhas de pesquisa:
Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM/ Governança Corporativa e Responsabilidade Socioambiental das Organizações

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Planejamento e Gestão/ Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado

Duração: 01/08/2020 até 31/07/2022

Participantes:

Resumo:

O presente projeto tem como objetivo contribuir no desenvolvimento das Regiões Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de um mapeamento de oportunidades na nova economia, articulação dos diferentes e atores e ações que fortaleçam o ecossistema de inovação localizado na região contemplada. Refere-se, então, a um projeto de execução do Edital FAPERGS 05/2020, o qual designará Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação - ERIs - definidos pelo Programa INOVA RS, conforme Decreto Nº 54.767, de 22 de agosto de 2019, publicado no DOE n.º 165, de 23 de agosto de 2019, no intuito de fomentar a inovação tecnológica, potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair investimentos. Portanto, buscar-se-á contribuir no fortalecimento do ecossistema de inovação, com ações que estimulem a colaboração interinstitucional e a promoção da inovação aberta. O projeto terá execução de 24 meses e contará com a participação e o envolvimento de Instituições comprometidas com o desenvolvimento da região, representando as quatros hélices. Ele estará sobre a representação e coordenação da UNIJUÍ, mas buscará o envolvimento e a articulação conjunta de todos os atores indicados no projeto, os quais compõem os Comitês Estratégico e Técnico do INOVA-RS, assim como outras lideranças e instituições que poderão se incorporar ao grupo futuramente. Para a sua execução contará com a contratação de três bolsistas remunerados que estarão situados nas cidades de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. Cada bolsista será responsável por uma microrregião, apontando as oportunidades de negócio, buscando fortalecer as relações institucionais, promoção de eventos de atualização e capacitação dos atores, desenvolvimento de projetos de inovação e a futura publicização dos resultados. Espera-se que o projeto INOVA-RS seja a ponta de todo um iceberg de inovação aberta no Estado do Rio Grande do Sul, fortalecendo as relações de confiança e colaboração entre os atores, desencadeando um processo irreversível de desenvolvimento do ecossistema de inovação da Região Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.