Mediação em Aulas de Matemática Que Tratam de Conceitos da Geometria Analítica Com Tratamento Vetorial: a Significação Conceitual Por Estudantes de Engenharia

Grupos/Linhas de pesquisa:
Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM/ Desenvolvimento de Currículo de Matemática

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Currículo e formação de professores

Duração: 01/06/2015 até 31/08/2024

Participantes:

Resumo:

A temática central do presente projeto de pesquisa é a mediação no processo de significação de conceitos geométricos com tratamento vetorial por estudantes em formação acadêmica profissional de engenharia. Se constitui a partir do recorte de uma tese, em fase final de desenvolvimento e aprovado pelo Comitê de Ética, que apresenta como objetivo geral analisar, com e a partir de ações de uma disciplina de um curso de Engenharia, a estruturação/articulação/proposição da mediação na constituição de processos que visam à significação de conceitos geométricos pelo acadêmico. A metodologia de pesquisa da referida tese, entre outros elementos e procedimentos, considera a disciplina do curso de Engenharia, Geometria Analítica e Vetores, e dados produzidos a partir da vivência da pesquisadora como professora da disciplina, no qual as aulas foram gravadas e transcritas. A intencionalidade neste Projeto de Pesquisa de cunho institucional, é delimitada por objetivar a investigação de elementos, em aulas da disciplina Geometria Analítica e Vetores, de um curso de Engenharia, em tratativas relacionadas ao conceito de vetor e das operações de adição e subtração de vetores, no contexto da geometria analítica, indicam que o professor se coloca em atividade de ensino e possibilitam que o acadêmico se coloque em atividade de aprendizagem. A partir do aprofundamento da perspectiva histórico-cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino, intenciona-se traçar novos entendimentos acerca da temática e mais especificamente relacionados ao recorte estabelecido. Serão analisados planejamentos das aulas, transcrições de aulas vídeo gravadas e produções dos acadêmicos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a forma como é conduzida reflete uma espécie de diálogo entre o pesquisador e os sujeitos investigados. O pesquisador está imerso em valores, interesses e princípios, e estas suas marcas se mostram na condução da pesquisa, na produção dos novos conhecimentos e/ou da própria ciência. Na produção da ciência ou de novos conhecimentos, a todo momento, a atividade teórica (razão) e a atividade prática (observação e experimentação) estão em mútua ação, o que faz com que nenhuma interpretação esteja isenta do real, como também que nenhuma experiência esteja desacompanhada da atividade racional que a inspira e a orienta. A realidade a ser compreendida pelos homens apresenta duas características: a interdependência – a realidade é um organismo vivo cujos compartimentos relacionam-se intrinsecamente entre si– e a fluência– todas as coisas, a todo momento, se transformam– ,que devem ser consideradas na produção de um conhecimento novo(CARAÇA, 1998). Para tanto considera-se o conceito de isolado, que significa o integrante do todo, como uma secção da realidade que conserva “[...] todos os fatores que, ao se interdependerem, têm influência marcante no fenômeno a estudar” (MOURA, 2004, p. 267). Cabe, então, como pesquisadora selecionar isolados que conservem todos os fatores dominantes. Visando às possibilidades de análise, os isolados são explicitados na forma de episódios cujos conteúdos são apresentados por um conjunto de cenas selecionadas dentre os dados empíricos construídos com o objetivo de revelar a mediação na significação do conceito vetor pelos acadêmicos, considerando elementos que indicam que o professor se coloca em atividade de ensino e possibilitam que o acadêmico se coloque em atividade de aprendizagem. A análise será, assim, efetivada a partir da problematização de excertos (cenas)constitutivas de episódios, a partir da definição de isolados, mediante tratativas teóricas, contribuindo com o entendimento de processos que possibilitam ao acadêmico, em formação profissional, a significação de conceitos geométricos com tratamento vetorial.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.