Mídias Digitais, Educação: Discursos e Rearranjos das Relações de Gênero

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Educação popular em movimentos e organizações sociais

Grupos/Linhas de pesquisa:
Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura/ Práticas Corporais e Sociabilidades

Duração: 01/11/2018 até 04/03/2021

Participantes:

Resumo:

A pesquisa proposta, a ser desenvolvida na perspectiva dos Estudos de Gênero e Educação no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, envolve uma equipe de pesquisadoras (doutorandas e mestrandas) e pretende dar sequência a uma agenda de investigação em que vêm sendo problematizadas as interfaces entre mulheres e as mídias digitais como rearranjos das relações de gênero. Nessa agenda de pesquisa, buscamos problematizar e compreender a produção da nova cultura comunicacional das mídias digitais, que, pela via das narrativas (postagens, curtição, comentários, compartilhamentos) de mulheres, tem oportunizado alterações nas dinâmicas de constituição dos modos de representação das posições de mulheres enquanto sujeitos sociais e políticos. A análise desse processo coloca-nos, agora, diante de uma importante questão: como as narrativas discursivas postadas nas mídias digitais por diferentes grupos de mulheres oportunizam rearranjos nas relações de gênero? Para avançar nessa discussão, a pesquisa aqui proposta prevê a reunião e análise de dois conjuntos distintos de grupos e mídias, quais sejam: 1) Um grupo de mulheres rurais com baixa escolaridade e as mídia social virtual Facebook; 2) Um grupo de mulheres urbanas, escolarizadas e a emergência da posição das mulheres esportistas via acompanhamento no Instagram. Tais materiais serão analisados sob a perspectiva da análise cultural, ancorada na teorização foucaultiana, para responder as seguintes questões: a) como, do ponto de vista das ênfases, tensões e desafios, os rearranjos das relações de gênero têm sido apresentados nas diferentes mídias digitais? b) Quais têm sido as ênfases, tensões e desafios que podem ser discutidos e compreendidos na confluência das áreas da educação?

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.