A Educação Escolar: Desafios e Perspectivas Num Mundo Complexo e Multicultural

Grupos/Linhas de pesquisa:
Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação/ Complexidade e Educação

Programas/Linhas de Pesquisa (Mestrados/Doutorados):
Educação nas Ciências/ Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação

Duração: 01/01/2014 até 31/12/2020

Participantes:

Resumo:

As pesquisas a serem desenvolvidas, no período de trinta e seis meses (2014 a 2016), sob o título A EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NUM MUNDO COMPLEXO E MULTICULTURAL têm a intenção de dar continuidade ao processo de investigação sobre diferentes olhares paradigmáticos para além daqueles que, historicamente, de forma tradicional e clássica se consolidaram como um pensamento metafísico e simplificador, isto é, linear, fragmentado, disjuntivo e reducionista no campo da educação escolar. O pensamento simplificador é produtor e, ao mesmo tempo, produto de conhecimentos fragmentados e parcelares que não permitem a compreensão da complexidade dos fenômenos e da realidade. No processo de educação escolar, muito mais do que veicular e socializar conhecimentos historicamente produzidos é fundamental repensar o próprio processo de construção de conhecimento em si, ou seja, as formas de produção do conhecimento. Por isso, é fundamental repensar a atual racionalidade e indicar outros caminhos que possam alimentar o debate sobre a função e os propósitos do processo de educação escolar com base na interlocução de saberes e nos pressupostos das ciências e da teoria da complexidade. A teoria da complexidade e o pensamento sistêmico-complexo estão na base e, portanto, se colocam como condição privilegiada para encarar o desafio de vislumbrar novas possibilidades que contemplem a complexidade do processo de educação escolar. Os novos caminhos para a educação pressupõem a inspiração em princípios das ciências contemporâneas que contemplem um olhar e um pensar multidimensional, transdisciplinar e transversal. Os operadores cognitivos do pensamento complexo permitem compreender as múltiplas dimensões dos fatos e fenômenos do mundo podendo colaborar com um outro modo de perceber e de operacionalizar questões e temáticas estruturantes da vida da humanidade como: a educação escolar, a racionalidade humana, a ciência, a pesquisa, a identidade/pluralidade humana, a ética, a era planetária, enfim, a processualidade da vida humana e do planeta. Com base nesse horizonte e aporte teórico vamos priorizar as reflexões sobre a possibilidade de um conhecimento pertinente, a inter/multiculturalidade da humanidade que transparece na unidualidade humana e sobre a ética escolar como grandes eixos que atravessam o processo de educação escolar.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.