Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: Um Processo Formativo - 2020/2021

Duração: 02/01/2020 até 31/12/2021

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Participantes:

Resumo:

As Feiras de Matemática são concebidas como um processo educativo científico-cultural que alia vivências e experiências resultantes de um conjunto de estudos, realizados por estudantes da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior, durante um período do ano letivo na instituição escolar, com o fim de expor, transmitir e socializar a outros estudantes e à comunidade os resultados deste aprendizado, visando possibilitar a melhoria do ensino de Matemática. Dessa forma entende-se que as Feiras de Matemática se constituem a partir de princípios específicos: o processo, o resultado e a organização (BIEMBENGUT; ZERMIANI, 2014). . Com relação ao processo, destaca-se que a Feira incentiva à pesquisa científica na escola, coparticipada pela comunidade. Quanto ao resultado, aponta-se que o estudo, a pesquisa e sua socialização devem advir de um processo dinâmico e contínuo dentro do espaço escolar, e devem permitir compreensões e significações. Com relação à organização, destaca-se que a parceria entre Universidade e Escola favorece da formação dos sujeitos envolvidos, sejam estudantes, professores e/ou gestores. Entende-se, dessa forma, que a organização e a realização das Feiras são propulsoras de processos formativos, estimulam e promovem ações de extensão e pesquisa em Matemática e outras áreas de conhecimento. Assim, no ano de 2017, aconteceu, na UNIJUÍ, a I Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul, onde foram expostos oitenta e um trabalhos. No ano de 2018 através de uma parceria da UNIJUÍ com o Instituto Federal Farroupilha ? campus Panambi, foi realizada em Panambi, a II Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul onde foram expostos noventa e sete trabalhos. Em 2019, em Santa Rosa, ocorreu a I Feira Regional de Matemática desta região, onde foram expostos 47 trabalhos. Todos os trabalhos expostos nas três feiras realizadas abrangeram as diferentes modalidades e os diferentes níveis de ensino. A participação e o envolvimento das instituições parceiras evidencia a pertinência da organização de eventos dessa natureza. Dessa forma, esse projeto objetiva dar continuidade ao processo que culmina com as Feiras de Matemática, quer sejam, escolares, municipais, regionais, estadual ou nacional, objetivando mostrar a importância desses momentos no processo formativo dos estudantes dos diferentes níveis de ensino. Desse modo, através das ações desse projeto será proposta a orientação e a capacitação de professores e estudantes no processo de elaboração, formatação e avaliação dos projetos de pesquisa desenvolvidos em sala de aula relacionados às modalidades: Matemática Pura, Matemática Aplicada ou inter-relação com outras disciplinas, e Materiais ou Jogos Didáticos. No que tange a Matemática Aplicada ou inter-relação com outras disciplinas salienta-se a abordagem interdisciplinar e interprofissional nos projetos desenvolvidos pelas instituições visto que, a Matemática Aplicada considera as diferentes áreas do conhecimento as quais se mostram em diferentes profissões. É também objetivo deste projeto articular o papel do ensino, pesquisa e extensão na formação e na prática dos professores, tendo como cenário a elaboração de trabalhos para serem submetidos nas Feiras de Matemática.

Obs: Essas informações são de responsabilidade do coordenador do projeto.