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O IV SLAEDR/V SIDETEG destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, teses e dissertações, elaborados por pesquisadores e por alunos de pós-graduação Stricto Sensu.
O IV SLAEDR/V SIDETEG aceita apenas Resumos Expandidos, que poderão ser submetidos por professores, pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de programas afins à temática do evento. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico composto por especialistas das sessões temáticas do Evento no sistema duplo/cego. A apresentação dos trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa do Evento por, pelo menos, um dos autores. Nos Anais do Evento constarão somente os trabalhos efetivamente apresentados.
IMPORTANTE
- Utilizar o Template do Evento disponível no site para elaboração dos trabalhos a serem submetidos;
- Os trabalhos devem ser enviados para submissão sem qualquer identificação ou indicação de autoria no campo "propriedade" e no corpo do trabalho;
- Para iniciar a submissão de trabalho no sistema, é necessário optar por um dos seguintes links, conforme o caso:
- SUBMISSÃO DE TRABALHO BRASILEIROS - Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Pós-Graduação
- SUBMISSÃO DE TRABALHO ESTRANGEIROS - Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Pós-Graduação
- Coautores: são informados pelos autores, tanto brasileiros como estrangeiros, e são inseridos para cada um dos trabalhos submetidos no momento da submissão do trabalho;
- Cada trabalho pode ter a autoria de 5 coautores além do autor responsável pela submissão;
- Cada autor inscrito poderá submeter no máximo dois trabalhos para o evento. Poderá, no entanto, constar como coautor em até mais três trabalhos submetidos por outros autores.
- A revisão do trabalho é responsabilidade exclusiva de seus autores, e deve atender aos padrões de uso da linguagem escrita, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua;
- As opiniões emitidas, conteúdo, adequação das normas e procedência de citações bibliográficas são de responsabilidade dos autores;
- Serão aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Independente da escolha, o título e palavras-chave devem conter tradução nos outros dois idiomas;
- Não serão aceitas inscrições de trabalhos fora do prazo, e as inscrições incompletas e com valores não pagos até a(s) data(s) estipulada(s) serão desconsideradas;
- Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do Evento;
- O cronograma geral com a distribuição das apresentações por Sessão Temática pode ser consultado no site do evento a partir de 31/10/2024;
- Verificar a Sessão Temática escolhida para submissão (veja a aba "Tema e sessões temáticas"). Leia com atenção a descrição dos temas e avalie em qual o seu artigo tem maior aderência.
ATENÇÃO
Na inscrição, devem ser anexados dois arquivos em formato PDF:
- uma versão completa, com identificação dos autores. Esta versão será publicada nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado.
- uma versão sem identificação dos autores, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação. Nesta versão devem ser removidos: os nomes dos autores do trabalho e as referências que identificam o trabalho e os autores. Atenção: devem ser removidas as referências dos autores do trabalho, não as referências bibliográficas. As referências bibliográficas é item obrigatório em todas as versões.
- O conteúdo do trabalho, em ambas as versões, deve ser exatamente o mesmo.
TIPOS DE TRABALHOS
Poderão ser submetidos Resumos Expandidos que fomentem o debate acerca de questões ligadas às sessões temáticas (veja a aba "Tema e sessões temáticas") do evento, nos seguintes formatos:
- A) Artigo teórico-empírico (resumo expandido) - trata de apresentação de resultados de pesquisas, fundamentados em teorias e metodologias de investigação científica. Podem ser pesquisas concluídas ou em andamento. Os resumos expandidos devem conter introdução (contextualização do tema e apresentação do problema de pesquisa), referencial teórico, discussão e resultados. Não serão aceitos projetos de dissertação de mestrado nem projetos de tese de doutorado, nesta categoria de submissão.
- B) Ensaio teórico (resumo expandido) - Refere-se ao debate de determinado tema, que evidencia um posicionamento teórico fundamentado. Um ensaio teórico geralmente está respaldado em análise relativamente consistente da literatura científica sobre o assunto abordado. Resumos expandidos de ensaios teóricos devem conter introdução (contextualização do tema e apresentação do problema de pesquisa), referencial teórico, discussão e resultados (se for o caso). Não serão aceitos projetos de dissertação de mestrado nem projetos de tese de doutorado, nesta categoria de submissão.
- C) Relatos de Experiência (resumo expandido) - Refere-se a uma dada experiência que possa contribuir para sua área de atuação. É a descrição e discussão de atividades decorrentes de projetos de extensão ou a descrição de uma vivência profissional que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria de uma prática profissional. O relato de experiência inclui: 1) uma introdução com marco teórico de referência; 2) os objetivos da vivência; 3) as metodologias empregadas, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos; 4) os resultados observados.
FORMATAÇÃO DO TRABALHO
- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas simples, texto disposto em uma coluna;
- Espaçamento entre parágrafos 12 pt
- Primeira linha do parágrafo sem recuo.
- Alinhamento: justificado;
- Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- Notas de fim de texto: não utilize notas de rodapé, insira as notas no final do documento.
- As referências deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema autor-data, e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas ABNT/NBR-6023.
- O trabalho, no formato Resumo Expandido, deve ter no mínimo 5 páginas e no máximo 8 páginas, incluindo título, palavras-chave, o texto propriamente dito, ilustrações e referências.
ESTRUTURA SUGERIDA PARA O TRABALHO
- Título em português
- Título em espanhol
- Título em inglês
- Palavras chaves (entre 3 e 5, separadas por ponto)
- Palabras clave
- Keywords
- INTRODUÇÃO
- METODOLOGIA (dependendo da natureza do trabalho a metodologia pode estar integrada na introdução)
- DESENVOLVIMENTO (destinado para fundamentação teórica, discussão e resultados; título dos itens a critério dos autores, dependendo da natureza do trabalho; título em Caixa Alta - maiúsculas - e negrito; subtítulo de seção em Caixa Baixa - minúsculas - e negrito; subtítulo de subseção em Caixa Baixa - minúsculas - e itálico)
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES
- REFERÊNCIAS