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EVENTOS

IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional

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O IV SLAEDR/V SIDETEG destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, teses e dissertações, elaborados por pesquisadores e por alunos de pós-graduação Stricto Sensu.

O IV SLAEDR/V SIDETEG aceita apenas Resumos Expandidos, que poderão ser submetidos por professores, pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de programas afins à temática do evento. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico composto por especialistas das sessões temáticas do Evento no sistema duplo/cego. A apresentação dos trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa do Evento por, pelo menos, um dos autores. Nos Anais do Evento constarão somente os trabalhos efetivamente apresentados.

IMPORTANTE

  • Utilizar o Template do Evento disponível no site para elaboração dos trabalhos a serem submetidos;
  • Os trabalhos devem ser enviados para submissão sem qualquer identificação ou indicação de autoria no campo "propriedade" e no corpo do trabalho;
  • Para iniciar a submissão de trabalho no sistema, é necessário optar por um dos seguintes links, conforme o caso:
    • SUBMISSÃO DE TRABALHO BRASILEIROS - Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Pós-Graduação
    • SUBMISSÃO DE TRABALHO ESTRANGEIROS - Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de Pós-Graduação
  • Coautores: são informados pelos autores, tanto brasileiros como estrangeiros, e são inseridos para cada um dos trabalhos submetidos no momento da submissão do trabalho;
  • Cada trabalho pode ter a autoria de 5 coautores além do autor responsável pela submissão; 
  • Cada autor inscrito poderá submeter no máximo dois trabalhos para o evento. Poderá, no entanto, constar como coautor em até mais três trabalhos submetidos por outros autores.
  • A revisão do trabalho é responsabilidade exclusiva de seus autores, e deve atender aos padrões de uso da linguagem escrita, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua;
  • As opiniões emitidas, conteúdo, adequação das normas e procedência de citações bibliográficas são de responsabilidade dos autores;
  • Serão aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Independente da escolha, o título e palavras-chave devem conter tradução nos outros dois idiomas;
  • Não serão aceitas inscrições de trabalhos fora do prazo, e as inscrições incompletas e com valores não pagos até a(s) data(s) estipulada(s) serão desconsideradas;
  • Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do Evento;
  • O cronograma geral com a distribuição das apresentações por Sessão Temática pode ser consultado no site do evento a partir de 31/10/2024;
  • Verificar a Sessão Temática escolhida para submissão (veja a aba "Tema e sessões temáticas"). Leia com atenção a descrição dos temas e avalie em qual o seu artigo tem maior aderência. 

ATENÇÃO

Na inscrição, devem ser anexados dois arquivos em formato PDF:

  • uma versão completa, com identificação dos autores. Esta versão será publicada nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado.
  • uma versão sem identificação dos autores, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação. Nesta versão devem ser removidos: os nomes dos autores do trabalho e as referências que identificam o trabalho e os autores. Atenção: devem ser removidas as referências dos autores do trabalho, não as referências bibliográficas. As referências bibliográficas é item obrigatório em todas as versões.
  • O conteúdo do trabalho, em ambas as versões, deve ser exatamente o mesmo.

TIPOS DE TRABALHOS

Poderão ser submetidos Resumos Expandidos que fomentem o debate acerca de questões ligadas às sessões temáticas (veja a aba "Tema e sessões temáticas") do evento, nos seguintes formatos:

  • A) Artigo teórico-empírico (resumo expandido) - trata de apresentação de resultados de pesquisas, fundamentados em teorias e metodologias de investigação científica. Podem ser pesquisas concluídas ou em andamento. Os resumos expandidos devem conter introdução (contextualização do tema e apresentação do problema de pesquisa), referencial teórico, discussão e resultados. Não serão aceitos projetos de dissertação de mestrado nem projetos de tese de doutorado, nesta categoria de submissão.
  • B) Ensaio teórico (resumo expandido) - Refere-se ao debate de determinado tema, que evidencia um posicionamento teórico fundamentado. Um ensaio teórico geralmente está respaldado em análise relativamente consistente da literatura científica sobre o assunto abordado. Resumos expandidos de ensaios teóricos devem conter introdução (contextualização do tema e apresentação do problema de pesquisa), referencial teórico, discussão e resultados (se for o caso). Não serão aceitos projetos de dissertação de mestrado nem projetos de tese de doutorado, nesta categoria de submissão.
  • C) Relatos de Experiência (resumo expandido) - Refere-se a uma dada experiência que possa contribuir para sua área de atuação. É a descrição e discussão de atividades decorrentes de projetos de extensão ou a descrição de uma vivência profissional que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria de uma prática profissional. O relato de experiência inclui: 1) uma introdução com marco teórico de referência; 2) os objetivos da vivência; 3) as metodologias empregadas, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos; 4) os resultados observados.

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

  • Formato do papel: A4;
  • Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas simples, texto disposto em uma coluna;
  • Espaçamento entre parágrafos 12 pt
  • Primeira linha do parágrafo sem recuo.
  • Alinhamento: justificado;
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
  • Formato do arquivo: PDF;
  • Notas de fim de texto: não utilize notas de rodapé, insira as notas no final do documento.
  • As referências deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema autor-data, e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas ABNT/NBR-6023.
  • O trabalho, no formato Resumo Expandido, deve ter no mínimo 5 páginas e no máximo 8 páginas, incluindo título, palavras-chave, o texto propriamente dito, ilustrações e referências.

ESTRUTURA SUGERIDA PARA O TRABALHO

  • Título em português
  • Título em espanhol
  • Título em inglês  
  • Palavras chaves (entre 3 e 5, separadas por ponto)
  • Palabras clave
  • Keywords
  • INTRODUÇÃO
  • METODOLOGIA (dependendo da natureza do trabalho a metodologia pode estar integrada na introdução)
  • DESENVOLVIMENTO (destinado para fundamentação teórica, discussão e resultados; título dos itens a critério dos autores, dependendo da natureza do trabalho; título em Caixa Alta - maiúsculas - e negrito; subtítulo de seção em Caixa Baixa - minúsculas - e negrito; subtítulo de subseção em Caixa Baixa - minúsculas - e itálico) 
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES     
  • REFERÊNCIAS

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