A apresentação de trabalhos no XII Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia tem como objetivo criar um espaço de socialização das pesquisas realizadas pelos autores inscritos no Evento.
A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento.
Os trabalhos (na forma de artigo) devem ser anexados à inscrição até o dia 14 de outubro/2024 e devem estar vinculados a um dos quatro GTs - Grupos de Trabalho do evento.
GTs - GRUPOS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
GT 1 - Multiculturalismo, Biopolítica e Gênero
Ementa:
- Biopolítica e violação de direitos humanos na contemporaneidade;
- Políticas migratórias contemporâneas;
- Biopolítica, patriarcalismo e o controle dos corpos e sexualidades;
- Diversidade, alteridade e inclusão de pessoas com deficiência;
- Segurança Pública e Direitos Humanos;
- Gênero e Direitos Humanos na contemporaneidade: participação política, violência, relações de trabalho.
GT 2 - Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade
Ementa:
- O problema da fundamentação dos direitos humanos;
- Estado, cooperação internacional e multilateralismo;
- Novos atores internacionais e interdependência;
- Organizações internacionais, temas sociais e equidade;
- Proteção internacional dos direitos humanos;
- Integração regional e direitos humanos;
- Democracia e direitos humanos na América Latina.
GT 3 - Cidade, Ambiente e Sustentabilidade
Ementa:
- Tutela jurídica, Meio Ambiente e sustentabilidade;
- Direito ao desenvolvimento ecologicamente equilibrado;
- Sociedade industrial, urbanização e consumo;
- O Direito à cidade sustentável, gestão democrática e cidadania;
- Cidadania planetária e políticas ambientais;
- Comunidades tradicionais e sociedade do conhecimento.
GT 4 - Estado, Democracia e Políticas públicas
Ementa:
- Direitos humanos, políticas públicas e qualidade de vida;
- Democracia, justiça e Estado de Direito;
- Justiça social e direitos humanos;
- Cidadania, Educação, Justiça Social e Políticas Públicas;
- Desenvolvimento no Estado democrático de direito;
- Estado, democracia e lutas sociais;
O GT deverá ser informado/citado no corpo do artigo, logo após o nome do(s) autor(es).
A avaliação será feita às cegas (com a retirada do nome dos autores dos arquivos e distribuição ao corpo de docentes avaliadores).
Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico e a aprovação publicada na página do evento até dia 31/10/2024 (data sujeita a alteração).
As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2024, em horários que serão comunicados aos autores por ocasião da divulgação dos artigos selecionados
As apresentações, via de regra, serão PRESENCIAIS. Haverá, no entanto, no ato de inscrição, a possibilidade de os autores optarem por apresentação dos trabalhos nos GT´s que acontecerão exclusivamente em meio virtual. Para tanto, essa opção deverá ser selecionada no ato da inscrição, mediante apresentação de uma das seguintes justificativas:
a) Residência fora do Município de Ijuí;
b) Limitações à locomoção (PcD);
c) Participante internacional.
Regras para o envio de trabalhos:
A inscrição para submissão de trabalhos será até às 23h59min do dia 10/10/2024.
Não serão aceitas inscrições de trabalhos posterior à data de inscrição estipulada.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
1) A formatação do trabalho deve estar de acordo com as normas abaixo e com o template disponibilizado;
2) Obrigatório o uso de papel timbrado com a logomarca do evento (template);
3) Título na primeira página centralizado fonte Times New Roman, tamanho 12, na cor preta, em negrito e caixa alta;
4) Nome completo do(s) autor(es) abaixo e à direita do título na primeira página, com a qualificação e endereço eletrônico em nota de rodapé ? os artigos poderão ter no máximo
3 (três) autores. Abaixo dos nomes, deve ser indicado o Grupo de Trabalho, para o qual o artigo está sendo submetido.
6) Resumo: Não poderá ultrapassar 10 linhas. Deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, em parágrafo único, sem recuo, espaçamento simples e alinhamento justificado;
7) Palavras-chaves: máximo 05 (cinco), em ordem alfabética, separadas por ponto;
8) Formato da página A4; margens de 2,5 cm;
9) Fonte Times New Roman 12;
10) Espaço 1,5 no texto;
11) Citações conforme as regras da ABNT em sistema de citação autor data (não serão admitidos artigos com citações em formato de nota de rodapé);
12) Referências conforme regras da ABNT, espaçamento simples e alinhamento à esquerda;
13) Formato: Serão aceitos apenas arquivos de texto editáveis (Microsoft Word, LibreOffice e similares), os quais deverão atender às normas do modelo anexo. Arquivos em PDF, em formatos de imagem e similares não serão aceitos.
14) Limite: Mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 15 (quinze) páginas, com as referências inclusas;
15) Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico e a aprovação publicada na página do evento até dia 31/10/2024 (data sujeita a alteração).
16) O envio dos trabalhos e sua respectiva apresentação implica o aceite e autorização dos respectivos autores para publicação nos Anais do Evento (e-book);
17) Após a submissão do artigo não será admitida a substituição, correção ou alteração do conteúdo ou qualquer outra informação do arquivo.
18) O pagamento da inscrição deverá ser realizado até o dia 10/10/2024. Não serão devolvidos os valores da inscrição de trabalhos não selecionados;
19) Os trabalhos aprovados serão publicados no Livro, formato de e-book, do evento, após sua realização, com previsão de publicação até final do mês de novembro de 2024.
A publicação dos trabalhos no e-book depende da sua apresentação no XII Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia. Somente será permitida a apresentação de trabalhos pelo(s) autor(es). Em caso de coautoria, é suficiente a presença de, pelo menos, um autor no momento da exposição. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros;
20) Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por inscrição;
21) ATENÇÃO: Somente serão analisados trabalhos que estejam de acordo com as Normas e Regras estabelecidas e devidamente classificados dentro de um dos Grupos de Trabalho;
22) A duração das exposições dos trabalhos aprovados será de 10 (dez) minutos.
Importante:
Cada trabalho poderá ter no máximo três autores, um dos quais é o principal (que será o responsável pela inscrição e envio do trabalho);
Cada autor só poderá inscrever um trabalho como principal, podendo ser coautor em outros;
Não há limite para o número de trabalhos inscritos como coautor;
O certificado de apresentação fornecido será digital e emitido com o nome de todos os autores do trabalho;
A coordenação solicita que as normas de submissão dos trabalhos sejam respeitadas, qualquer inadequação poderá resultar na não aceitação do trabalho;
Após enviado o trabalho, não serão aceitas quaisquer mudanças requisitadas pelos autores, a não ser aquelas que forem solicitadas pelos avaliadores;
SOBRE CERTIFICADOS
O autor que realizar a submissão recebe um certificando de participação no evento. O certificado de apresentação do trabalho terá o nome do autor e dos co-autores cadastrados na hora da submissão. Co-autores que desejem receber certificado de participação devem ou submeter um trabalho ou se inscrever como participantes.