SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, na opção "Inscrição", no período de 01 de setembro até às 23h59 de 24 de outubro de 2022.
Para elaboração do trabalho, o participante deverá utilizar o template correspondente:
Os trabalhos submetidos devem estar vinculados a um dos quatro Grupos de Trabalhos - GT do evento:
GT 1 - Multiculturalismo, Biopolítica e Gênero
Ementa:
- Gênese e o desenvolvimento do conceito de biopolítica;
- Biopolítica e estado de exceção;
- A produção da "vida nua" na contemporaneidade: migrantes, refugiados e população penitenciária;
- Biopolítica e o controle dos corpos e sexualidades;
- Patriarcalismo e biopoder;
- Gênero e Direitos Humanos na contemporaneidade: participação política, violência, relações de trabalho.
GT 2 - Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade
Ementa:
- O problema da fundamentação dos direitos humanos;
- Estado, cooperação internacional e multilateralismo;
- Novos atores internacionais e interdependência;
- Organizações internacionais, temas sociais e equidade;
- Proteção internacional dos direitos humanos;
- Integração regional e direitos humanos;
- Democracia e direitos humanos na América Latina.
GT 3 - Cidade, Ambiente e Sustentabilidade
Ementa:
- Tutela jurídica, Meio Ambiente e sustentabilidade;
- Direito ao desenvolvimento ecologicamente equilibrado;
- Sociedade industrial, urbanização e consumo;
- O Direito à cidade sustentável, gestão democrática e cidadania;
- Cidadania planetária e políticas ambientais;
- Comunidades tradicionais e sociedade do conhecimento.
GT 4 - Estado, Democracia e Políticas Públicas
Ementa:
- Direitos humanos, políticas públicas e qualidade de vida;
- Democracia, justiça e Estado de Direito;
- Justiça social e direitos humanos;
- Cidadania, Educação, Justiça Social e Políticas Públicas;
- Desenvolvimento no Estado democrático de direito;
- Estado, democracia e lutas sociais.
Os trabalhos poderão ser escritos em coautoria, podendo ter no máximo 3 (três) autores por trabalho (um autor principal, que é o responsável pela submissão do trabalho, e dois coautores). Cada autor poderá submeter até 1 (um) trabalho como autor principal e participar de outros como coautor. Não há limite para participação como coautor.
Na inscrição, devem ser anexados dois arquivos, conforme orientações a seguir:
- uma versão completa, com identificação dos autores, em formato de arquivo editável (Microsoft Word, LibreOffice ou programa similar). Esta versão será publicada nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado.
- uma versão sem identificação dos autores, em formato PDF, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação. Nesta versão devem ser removidos: os nomes dos autores do trabalho e as referências que identificam o trabalho e os autores. Atenção: devem ser removidas as referências dos autores do trabalho, não as referências bibliográficas. As referências bibliográficas é item obrigatório em todas as versões.
O conteúdo do trabalho, em ambas as versões, deve ser exatamente o mesmo.
IMPORTANTE: O sistema de inscrição possui campos para cadastro de informações do trabalho, que devem ser preenchidos sequencialmente. O autor responsável pela inscrição deverá realizar o preenchimento de todos os campos, certificando-se de que as informações estejam corretas, pois, uma vez submetidos, os trabalhos não poderão ser modificados. Os dados inseridos no ato de inscrição do trabalho são também utilizados para a emissão dos certificados, portanto, reforça-se a importância de conferência do título do trabalho e nomes dos autores.
Atenção para o cadastro dos autores: Além de inserir os autores no template do trabalho, o autor responsável pela inscrição deverá cadastrar cada autor diretamente no sistema, na opção específica "Autores", por meio dos seus CPFs. Os nomes dos autores que não forem cadastrados nesta opção, não constarão no certificado.
Formatação do trabalho:
- A formatação do trabalho deve estar de acordo com as normas da ABNT e com o template disponibilizado. É obrigatório o uso do papel timbrado com o cabeçalho do evento (template);
- O trabalho deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas;
- O arquivo deve estar no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens de 2,5 cm;
- O título do artigo deve estar na fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta, negrito e centralizado;
- O nome do autor ou autores (no máximo 3) do trabalho deve estar logo abaixo do título, à direita, apresentando a qualificação e o endereço de e-mail de cada um em nota de rodapé da primeira página;
- Abaixo dos nomes, deve ser indicado o Grupo de Trabalho (GT) ao qual o artigo está sendo submetido;
- O texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas e entrada de parágrafo de 1,5 cm;
- A exceção é o resumo, que deve ter no máximo 10 linhas e ser digitado em parágrafo único, sem recuo e espaçamento simples, com palavras-chave logo abaixo, sendo no máximo 5 (cinco), em ordem alfabética, separadas por ponto;
- Citações conforme as normas da ABNT em sistema de citação autor-data. Não serão admitidos artigos com citações em formato de nota de rodapé;
- Referências conforme as normas da ABNT, espaçamento simples e alinhamento à esquerda.
Observações gerais
- Cada trabalho deve ser submetido somente uma vez pelo seu autor ou por um dos autores (nos casos de trabalho com coautoria). No certificado digital do trabalho constará o nome de todos os autores relacionados no ato da inscrição;
- A revisão do trabalho é responsabilidade exclusiva de seus autores, e deve atender aos padrões de uso da linguagem escrita, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua;
- As opiniões emitidas, conteúdo, adequação às normas e a procedência de citações bibliográficas, são responsabilidade dos autores;
- Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico e a aprovação publicada na página do evento, na aba "Apresentação de trabalhos", até o dia 31/10/2022 (data sujeita a alteração);
- ATENÇÃO: Somente serão analisados trabalhos que estejam de acordo com as Normas e Regras estabelecidas e devidamente classificados dentro de um dos Grupos de Trabalho;
- Serão rejeitados os trabalhos sem identificação de autores (no campo destinado aos trabalhos com identificação de autores), com campos incompletos, que excedam o número máximo de páginas ou não tenham o número mínimo, que estejam em desconformidade com a formatação proposta ou que não estiverem utilizando o template do evento;
- Os trabalhos aprovados serão publicados no Livro do evento (formato de e-Book), após sua realização, com previsão de publicação até o final do mês de janeiro de 2023. A publicação dos trabalhos no e-Book, bem como a certificação, depende da sua apresentação no X Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia. Somente será permitida a apresentação de trabalhos pelo(s) autor(es). Em caso de coautoria, é suficiente a presença de, pelo menos, um autor no momento da exposição. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros;
- O envio dos trabalhos e sua respectiva apresentação implica o aceite e autorização dos respectivos autores para publicação nos Anais do Evento (e-Bock);
- Não serão aceitas inscrições de trabalhos fora do prazo e as inscrições incompletas ou com valores não pagos até o dia 17/10/2022 serão desconsideradas;
- Não há ressarcimento/devolução de valores de taxas dos trabalhos não aprovados.