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EVENTOS

FESTICOM 2023

REGULAMENTO

I – Concorrentes

Para participar da Mostra Competitiva, os alunos devem estar matriculados nos cursos de Comunicação Social – Habilitação: Publicidade e Propaganda ou de Jornalismo, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Serão aceitos também trabalhos de egressos que colaram grau no ano de 2022.

Só podem ser inscritos na Mostra Competitiva trabalhos desenvolvidos em atividades curriculares e/ou disciplinas da instituição de ensino. A indicação dos trabalhos deverá ser realizada  no portal da UNIJUÍ, no seguinte link:https://www.unijui.edu.br/eventos/

A indicação do trabalho é feita pelo aluno devendo ele informar na inscrição a disciplina onde a peça foi produzida e a assinatura do professor ou orientador para comprovar que a produção é acadêmica. O não cumprimento desse critério poderá resultar na desclassificação do trabalho. Aceitaremos também e-mail do professor ou orientador, que ateste a natureza acadêmica do material. A mensagem deve ser enviada com cópia para o endereço: usina@unijui.edu.br.

Podem ser inscritos trabalhos desenvolvidos entre o primeiro semestre de 2022 até o prazo final de inscrição para o Festicom (com exceção de trabalhos que já foram premiados no Intercom Sul/Expocom).

II – Inscrições

A inscrição  no evento e indicação do trabalho, deve ser realizada no portal da Unijuí, no link do evento vinculado, no período de 28 de março a 6 de abril.

O valor da inscrição no evento é de R$ 20,00 (vinte reais) e dá o direito de inscrever cinco (5)  trabalhos para concorrer na Mostra competitiva. 

Os trabalhos concorrentes devem ser entregues na Usina de Ideias em pendrive, que será devolvido ao aluno no momento da inscrição, após a cópia dos arquivos para a Usina.  Horário para entrega dos trabalhos concorrentes:  segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h15 e das 19h às 22h00, com a Analista em Comunicação, Andriele Müller.

O texto de defesa dos trabalhos deve ser anexado no ato da inscrição no portal da Unijuí, com as seguintes informações.

* Descrição da ideia,  máximo de 4.000 (quatro mil) caracteres

*Descrição da Produção, máximo de 4.000 (quatro mil) caracteres

O relatório do trabalho deverá ser preenchido respeitando o limite máximo de toques estabelecidos para cada um dos tópicos: Descrição da ideia e Descrição da Produção

A entrega dos arquivos  só será efetuada mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição. 

Para cada peça inscrita o aluno deve anexar no portal da Unijuí a descrição da ideia e da descrição da produção de cada trabalho entregue. Trabalhos com  inscrições incompletas serão desclassificados.

À exceção dos recém-formados, só poderão se inscrever alunos devidamente matriculados nos cursos referentes a cada categoria.

A categoria ‘Produção Transdisciplinar em Comunicação’ é referente às disciplinas de todos os cursos da área da Comunicação, portanto, todos os acadêmicos, tanto de Jornalismo quanto de Publicidade e Propaganda, poderão concorrer.

O aluno tem direito a inscrever até três trabalhos por categoria. A mesma peça não pode concorrer em mais de uma modalidade. Em caso de trabalhos em grupo, é de responsabilidade exclusiva do aluno que efetuou a inscrição do trabalho nominar os colegas com quem compartilha a autoria da peça.

A confirmação da inscrição e dos trabalhos se dará apenas após a confirmação do pagamento.

Ao efetuar a inscrição, os autores admitem concordar com o uso de seus trabalhos em atividades e materiais de divulgação do Festicom, sem qualquer  contrapartida financeira. O crédito da autoria será devidamente atribuído, conforme os nomes indicados na ficha de inscrição.

O não atendimento a qualquer dos itens supracitados acarretará desclassificação.

Os alunos devem conferir os trabalhos antes da entrega. Trabalhos com qualquer tipo de falha serão automaticamente desclassificados. A organização do evento não se responsabiliza em avisar sobre possíveis falhas.

III – Categorias

O Prêmio Festicom é dividido em três categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Cada categoria é subdividida em modalidades correspondentes à natureza dos trabalhos experimentais, caracterizadas pela especificidade de mídia, linguagem, suporte, formato, serviço, etc. São elas:            

                                               

I – Jornalismo (para alunos de Jornalismo)

 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (conjunto ou série)

Modalidade voltada a programas jornalísticos em áudio ou radiofônicos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, radiojornal, radiorrevista, radiodebate, entre outros. Os trabalhos devem ser em conjunto ou seriados. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos na íntegra — no mínimo duas e no máximo três edições — ou indicado o endereço eletrônico para acesso às mesmas em arquivo em PDF. Esta modalidade não aceita reportagens avulsas nem radiodocumentários e grandes reportagens em áudio. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em vídeo ou televisivos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, telejornal, debate, entre outros. Os trabalhos devem ser em conjunto ou seriados. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos na íntegra – no mínimo duas e no máximo três edições – ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Esta modalidade não aceita reportagens avulsas nem videodocumentários e grandes reportagens em vídeo. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Reportagem em jornalismo impresso (avulso)

Modalidade voltada a reportagens jornalísticas para meios voltados a publicação impressa, apresentadas nas suas várias formas, tais como matérias, reportagens, grandes reportagens, entrevistas, coberturas especiais, entre outras. São aceitas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto na íntegra ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Reportagem em áudio/radiojornalismo (avulso)

Modalidade voltada a reportagens áudio/radiojornalísticas produzidas e apresentadas em suas várias formas e/ou suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto na íntegra ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

Reportagem em vídeo/telejornalismo (avulso)

Modalidade voltada a reportagens vídeo/telejornalísticas produzidas e apresentadas em suas diversas formas e/ou suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto na íntegra ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo.

 

II - Publicidade e Propaganda (para alunos de Publicidade e Propaganda)

 Campanha publicitária (conjunto/série)

Modalidade voltada à produção de campanha publicitária, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs práticos, e projetos de extensão curriculares. Deve apresentar, de forma resumida no relatório, briefing do produto, marca ou serviço, pesquisa de mercado, planejamento com objetivos e estratégias de comunicação e/ou de marketing, planejamento de mídia e suas táticas, e investimento da campanha. Além do preenchimento do relatório, o texto completo da campanha e as peças devem ser anexadas em arquivo PDF; já os materiais em áudio ou audiovisuais devem ter indicados os endereços eletrônicos, que devem estar ativos na avaliação, em arquivo também em formato PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Produções inscritas nessa modalidade não podem ser desmembradas e inscritas em outras modalidades e o não cumprimento dessa regra acarretará a desclassificação dos trabalhos.

Jingle (avulso)

Modalidade voltada à produção de jingle, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexado o jingle, com letra (em arquivo PDF) e música (em arquivo PDF com indicação do link para acesso, que deve estar ativo na avaliação). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Spot (avulso)

Modalidade voltada à produção de spot, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexado o spot, com texto (em arquivo PDF), trilha e ambientação (em arquivo PDF com indicação do link para acesso, que deve estar ativo na avaliação). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Fotografia publicitária (avulso)

Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, e descrever a produção da foto, que pode estar atrelada a uma campanha ou peça publicitária (real ou fictícia). Como produto, deve ser anexada a fotografia no formato original de produção (imagem JPG) e sua aplicação na campanha ou peça publicitária (formato PDF ou JPG). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Anúncio impresso (avulso)

Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, e descrever a produção da foto, que pode estar atrelada a uma campanha ou peça publicitária (real ou fictícia). Como produto deve ser anexada a fotografia no formato original de produção (imagem jpg.) e sua aplicação na campanha ou peça publicitária (formato pdf ou jpg). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Cartaz (avulso)

Modalidade voltada à produção de cartaz, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, e os espaços de exposição, assim como a função específica do cartaz no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexado o cartaz em formato PDF ou JPG. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Outdoor (avulso)

Modalidade voltada à produção de outdoor, desde que desenvolvido em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. O relatório deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato e a função da peça no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto, deve ser anexada a arte final e sua aplicação no outdoor em formato PDF ou JPG. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Produção publicitária audiovisual para TV e cinema (avulso)

Modalidade voltada à produção audiovisual publicitária para TV e Cinema, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação em TV e/ou cinema. Como produto, deve ser anexado o roteiro da peça audiovisual (em arquivo PDF) e a peça audiovisual (em arquivo PDF com link para acesso ao produto, que deve estar ativo na avaliação). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Produção publicitária audiovisual para internet (avulso)

Modalidade voltada à produção publicitária audiovisual para Internet, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação na Internet. Como produto, deve ser anexado o roteiro da peça audiovisual (em arquivo PDF) e a peça (em arquivo PDF com link para o produto, que deve estar ativo na avaliação). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Estratégia publicitária para mídia digital (avulso ou conjunto)

Modalidade voltada à produção de campanha ou job em mídia digital, podcasts, pop-ups, banners, entre outros, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanhas), a função específica das peças produzidas na ação de comunicação ou marketing, as técnicas de produção etc. Como produto, deve(m) ser anexada(s) a(s) estratégia(s) (e sua(s) argumentação(ões)) e a(s) peça(s) produzida(s) em arquivo PDF com link(s) ativo(s) para o(s) produto(s). As peças publicitárias inscritas nesta modalidade não podem ser inscritas na modalidade Produção publicitária audiovisual para internet (avulso). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

Publicidade em mídia alternativa (avulso)

Modalidade voltada para a produção publicitária em meios não contemplados anteriormente na categoria de Publicidade e Propaganda, tais como back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros, desde que desenvolvida em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e projetos de extensão curriculares. No relatório, deve ser apresentado o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanha), função específica e técnicas de produção etc. Como produto, deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzida(s) em arquivo PDF. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do curso de Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda.

 

III – Produção Transdisciplinar em Comunicação (para alunos de qualquer habilitação na área de Comunicação)

Fotografia artística (avulso) 

Modalidade voltada à produção de uma única imagem artística que capta um instante qualquer. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexada somente a imagem em arquivo PDF. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)  

Modalidade voltada à produção de um conjunto de fotografias – no mínimo cinco e no máximo 12 –, que, enquanto coletânea de imagens, conta uma história de fatos ou de conceitos, sob a ótica da natureza artística. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexadas somente as imagens em arquivo PDF. Arquivos que englobarem mais de 12 fotografias são desclassificados. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

 Comunicação e inovação (avulso) 

Modalidade voltada à produção inovadora que estimule o senso criativo, em diferentes plataformas e suportes, comerciais ou experimentais. Produtos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. O link deve estar ativo no período da avaliação do Festicom . Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

 Produção multimídia (avulso) 

Modalidade voltada à produção multimídia que se caracteriza pela elaboração de materiais difundidos em, pelo menos, dois tipos de mídia distintos (por exemplo: impresso e rádio, Internet e tv). Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. O link deve estar ativo no período da avaliação do Festicom. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

Projeto de comunicação integrada (avulso) 

Modalidade voltada à produção de projeto de comunicação integrada, incluindo apresentação do relatório descritivo, planejamento, etapas do trabalho e produtos finais derivados. São aceitos projetos que contemplem qualquer suporte e, na medida do possível, recomenda-se que sejam apresentados os resultados aferidos. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto na íntegra em arquivo PDF. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

 Projeto de extensão (avulso) 

Modalidade voltada aos resultados e produtos – em diferentes mídias e suportes – gerados por projetos de extensão não curriculares realizados no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Somente podem ser inscritos projetos de extensão vinculados a um ou mais cursos da área de Comunicação (bacharel ou tecnólogo), que contem com estudantes também da área – bolsistas ou voluntários – em sua equipe de execução, com coordenação de docente(s) responsável(eis) pela orientação de todas as atividades. Além do preenchimento do relatório, devem ser anexados os produtos ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. Os projetos não podem ser desmembrados e inscritos em outra categoria e/ou modalidade.

Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série) 

Modalidade voltada a produções experimentais de ficção em formatos de audiodrama, tais como peças radiofônicas, radionovelas e afins, desde que desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular), podendo ser avulso ou seriado. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o produto ou indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação do Festicom Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

 Website (avulso) 

Modalidade voltada à produção de website, com temas permanentes ou temporários, desenvolvidos em componente curricular (disciplinas, TCC, projetos experimentais ou extensão curricular) para organismos públicos ou privados, devendo estar no ar quando do momento da avaliação por parte do júri, e contemplar aspectos como identidade visual, mensuração de acesso, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do relatório, deve ser indicado o endereço eletrônico em arquivo PDF. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação do Festicom. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

Planejamento e gestão na web/mídias sociais 

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto em que a gestão das mídias sociais é o objetivo, podendo ser dirigido a organização, instituição, empresa ou personalidade. Além do preenchimento do relatório, deve ser anexado o projeto original na íntegra, relato da execução e avaliação de resultados, bem como a aplicação do mesmo, em arquivo PDF. O link deve estar ativo e disponível no período da avaliação do Festicom . Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (bacharel ou tecnólogo).

IV – Julgamento

O júri de cada categoria será composto por jurados profissionais de cada área: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, convidados pela comissão organizadora do Festicom.

Os trabalhos vencedores de cada categoria serão determinados pelo júri, respeitando uma pontuação de 0 (zero) a 10 (dez).

Não haverá premiação para trabalhos que obtiverem nota abaixo de 6 (seis). Caso alguma categoria não tenha trabalhos com nota acima de 6 (seis), não haverá ganhadores.

A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora da Mostra Competitiva têm autonomia para resolver os casos omissos no julgamento.

As avaliações não serão divulgadas.

V – Critérios 

O processo de julgamento irá seguir os seguintes critérios de avaliação:

A adequação do trabalho em relação à modalidade em que foi inscrito.

A criatividade e a inovação do trabalho.

A viabilidade e aplicabilidade do trabalho.

A qualidade (ética/técnica/estética) do trabalho.

VI – Premiação

A divulgação dos vencedores será feita na cerimônia de premiação, no dia 12 de abril de 2023, às 19h30, no Centro de Eventos da Unijuí.

Para o primeiro lugar de cada modalidade será entregue um troféu e um atestado destacando o nome do aluno que inscreveu o trabalho, além do nome do professor orientador e outros colegas autores, se for o caso. 

O segundo lugar de cada modalidade receberá um atestado.

Os atestados para todos os participantes do evento serão enviados por e-mail cerca de 30 dias após a realização do evento.

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