Logo Unijuí
EVENTOS

XXIII ENACED - Encontro Nacional de Educação

A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, na opção "Inscrição".

É necessário escolher um modo de apresentação, dentre as alternativas: presencial ou remoto.

Período de inscrição: até 20/07/2024.

Para elaboração do trabalho, o participante deverá utilizar o template correspondente

Os trabalhos submetidos devem estar vinculados a um dos Eixos Temáticos do evento:

  1. Educação e Tecnologias;
  2. Educação e Memória;
  3. Educação, Trabalho e Currículo Integrado;
  4. Educação e Democracia;
  5. Educação e Desigualdades;
  6. Educação e Formação de Professores;
  7. Ensino de Ciências;
  8. Educação Profissional e Tecnológica;
  9. Educação, Diversidade e Inclusão;
  10. Educação Ambiental, em Saúde e Sustentabilidade.
  11. Educação e Decolonialidade

Os trabalhos poderão ser escritos em coautoria, com no máximo 5 (cinco) autores por trabalho (um principal e quatro coautores). Cada autor poderá submeter até 1 (um) trabalho como principal e participar de outros 8 como coautor.

Na inscrição, devem ser anexados dois arquivos em formato PDF:

  • uma versão completa, com identificação dos autores. Esta versão será publicada nos anais do evento, caso o trabalho seja aprovado.
  • uma versão sem identificação dos autores, a fim de garantir o anonimato do processo de avaliação. Nesta versão devem ser removidos: os nomes dos autores do trabalho e as referências que identificam o trabalho e os autores. Atenção: devem ser removidas as referências dos autores do trabalho, não as referências bibliográficas. As referências bibliográficas é item obrigatório em todas as versões.

O conteúdo do trabalho, em ambas as versões, deve ser exatamente o mesmo.

IMPORTANTE: O sistema de inscrição possui campos para cadastro de informações do trabalho, que devem ser preenchidos sequencialmente. O autor responsável pela inscrição deverá realizar o preenchimento de todos os campos, certificando-se de que as informações estejam corretas, pois, uma vez submetidos, os trabalhos não poderão ser modificados. Os trabalhos aprovados serão publicados conforme informações submetidas pelo autor responsável, não sendo possível realizar qualquer alteração após transcorrido o prazo de submissão - exceto nos casos em que alterações forem solicitadas pelos avaliadores. Os dados inseridos no ato de inscrição do trabalho são também utilizados para a emissão dos certificados. Reforça-se a importância da conferência do título do trabalho e dos nomes do autor e coautores.

Não serão aceitas inscrições de trabalhos fora do prazo, e as inscrições incompletas, ou com valores não pagos até a data estipulada, serão desconsideradas.

Formatação do trabalho

  • A formatação do trabalho deve estar de acordo com as normas da ABNT e com o template disponibilizado;

  • O trabalho deve ser enviado em arquivo PDF e ter no mínimo 7 e no máximo 9 páginas, contemplando: título, resumo, introdução, procedimentos metodológicos, resultados e discussão, considerações finais e referências;

  • O arquivo deve estar no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm;

  • O título do artigo deve estar na fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta, negrito e centralizado; subtítulo, se houver, em minúsculo;

  • O nome do autor ou autores (no máximo 5) do trabalho deve estar logo abaixo do título, à direita, apresentando um mini currículo em nota de rodapé da primeira página, incluindo endereço de e-mail;

  • O texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento de 1,5 entre linhas, sem separação de sílabas e entrada de parágrafo de 1,5 cm;

  • A exceção é o resumo, que deve ser digitado em parágrafo único, sem recuo e espaçamento simples, com palavras-chave logo abaixo, sendo no máximo 5 (cinco), em ordem alfabética, separadas por ponto;

  • Os títulos e subtítulos devem estar em negrito e alinhados à esquerda;

  • Citações de até 3 (três) linhas no corpo do texto destacadas por "aspas" devem ser referenciadas pelo esquema (Autor, data, página) ou Autor (data, página). Citações com mais de 3 (três) linhas devem ser feitas com recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte tamanho 10;

  • Notas e legendas devem ser digitadas em espaço simples, com fonte menor que o texto e com o alinhamento justificado;

  • Formatação de tabelas, quadros e figuras, conforme normas da ABNT;

  • Referências: seguir as normas da ABNT (NBR: 6118/2023).

Observações gerais

  • Cada trabalho deve ser submetido somente uma vez pelo primeiro autor, acrescido do nome dos coautores (nos casos de trabalho com coautoria). No certificado digital do trabalho constará o nome de todos os autores relacionados no ato da inscrição;

  • Os co-autores devem realizar inscrição na categoria PARTICIPANTE OUVINTE;

  • A revisão do trabalho é responsabilidade exclusiva de seus autores, e deve atender aos padrões de uso da linguagem escrita, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua;

  • As opiniões emitidas, conteúdo, adequação às normas e a procedência de citações bibliográficas, são responsabilidade dos autores;

  • Não há obrigatoriedade de ineditismo, mas não serão aceitos trabalhos que se configurem como plágio ou autoplágio;

  • Serão rejeitados os trabalhos sem identificação de autores (no campo destinado aos trabalhos com identificação de autores), que excedam o número máximo de páginas ou não tenham o número mínimo, que estejam em desconformidade com a formatação proposta ou que não estiverem utilizando o template do evento, com campos incompletos ou com valores não pagos até a data estipulada;

  • Não há ressarcimento/devolução de valores de taxas dos trabalhos não aprovados.

Processo de seleção e avaliação dos trabalhos

Cada trabalho será avaliado pela Comissão Científica do evento considerando os seguintes critérios (a pontuação atribuída será de zero (0) a dez (10) para cada item), de modo que é necessário atingir média sete (7,0) para publicação nos Anais do evento:

  • Relevância, pertinência do trabalho e adequação às normas da língua padrão;

  • Desenvolvimento da problemática anunciada e proposta;

  • Consistência teórica, rigor na abordagem metodológica e na argumentação;

  • Interlocução com a produção da área, do tema e subtema;

  • Conclusões e resultados fundamentados teoricamente;

  • Referências atuais, pertinentes e adequadas ao tema;

  • Adequação às normas do evento;

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.