CARGA HORÁRIA:
LOCAL:

Por que fazer

ESTÁGIOS EM ATENÇÃO BÁSICA E EM CENTRO DE PARTO NORMAL RECONHECIDOS NACIONALMENTE.

Habilita enfermeiros e enfermeiras para o cuidado à mulher e à criança na gestação, parto, pós-parto, nascimento, até dois anos de vida, qualificando sua formação de especialista em obstetrícia para o SUS.

OBSERVÂNCIA DAS RECOMENDAÇÕES LEGAIS PARA FORMAÇÃO NA ÁREA
O curso segue o que normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro Obstetra (RESOLUÇÃO COFEN Nº 0516/2016), e as RECOMENDAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, 2013 que orienta entre outros, para:

  • 1.Desenvolvimento de pós-graduação lato sensu em cursos presenciais, com denominação única de Enfermagem Obstétrica, com carga horária mínima de 600 horas, em até 18 meses com 1/3 desta carga horária destinados a conteúdos teóricos e 2/3 destinados a experiências clínicas no serviço de saúde; utilizando no máximo 20% da carga horária teórica para EAD e monografia e estratégias pedagógicas diversificadas;
  • 2. Cumprimento da realização de no mínimo quinze consultas de Enfermagem pré-natais; vinte partos com acompanhamento completo do trabalho de parto, parto e pós-parto e de quinze atendimentos ao recém-nascido na sala de parto;
  • 3. Formação de enfermeiro especialista em enfermagem obstétrica com visão humanista, crítica e reflexiva, pautada na premissa de que a gravidez, o parto e o nascimento são eventos normais da vida. Capaz de conhecer e intervir nos problemas/situações de saúde da mulher e do neonato prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, considerando os aspectos familiares, as dimensões fisiológicas, sociais, culturais, emocionais, éticas e políticas dos seus determinantes. Capaz de atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
    Ainda, o COFEN/COREN registra (sem custos) o título de Especialista de acordo com o que diz RESOLUÇÃO COFEN Nº 389/2011 porque a enfermagem em obstetrícia faz parte da lista de especializações reconhecidas por este conselho.

Objetivos

Objetivos Específicos

  • Qualificar para o cuidado a gestantes com risco habitual, aquelas em alto risco e para reanimação neonatal;
  • Habilitar para o acompanhamento do trabalho de parto, pós parto e nascimento seguro e respeitoso;
  • Qualificar para o aconselhamento e manejo na amamentação;
  • Qualificar para reconhecer, nas ações de cuidado em enfermagem, a maternidade e a paternidade como processos a serem construídos, e apoiar o posicionamento ativo da mulher na vivência do gerar, parir e cuidar.

A quem se destina

  • Graduados em Enfermagem

Dias e Horários de Funcionamento

HORÁRIO DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS

  • Sexta-feira - Noite - das 18 às 22 horas
  • Sábado - Manhã - das 8 às 12 horas
  • Sábado - Tarde - das 13 às 16 horas
Serão contabilizadas 12 horas aula a cada final de semana, conforme cronograma do curso.

Serão realizadas atividades orientadas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Conecta e/ou Google Classroom) complementares as atividades de sala de aula, elaboradas pelos professores da disciplina em conjunto com a coordenação do curso e descritas no plano de atividades, que fará a mediação e acompanhamento dos estudantes.

 HORÁRIO DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS/ESTÁGIOS:

 As atividades práticas dos Estágios 1, 2 e 3, serão organizadas a partir do que determina a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 que dispõe sobre estágio de estudantes, dentre outras providências e as regulamentações das instituições, cenários de prática.

Compartilhe!