CARGA HORÁRIA:
LOCAL:

Por que fazer

ESTÁGIOS EM ATENÇÃO BÁSICA E EM CENTRO DE PARTO NORMAL RECONHECIDOS NACIONALMENTE.

Habilita enfermeiros e enfermeiras para o cuidado à mulher e à criança na gestação, parto, pós-parto, nascimento, até dois anos de vida, qualificando sua formação de especialista em obstetrícia para o SUS.

OBSERVÂNCIA DAS RECOMENDAÇÕES LEGAIS PARA FORMAÇÃO NA ÁREA
O curso segue o que normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro Obstetra (RESOLUÇÃO COFEN Nº 0516/2016), e as RECOMENDAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, 2013 que orienta entre outros, para:

  • 1.Desenvolvimento de pós-graduação lato sensu em cursos presenciais, com denominação única de Enfermagem Obstétrica, com carga horária mínima de 600 horas, em até 18 meses com 1/3 desta carga horária destinados a conteúdos teóricos e 2/3 destinados a experiências clínicas no serviço de saúde; utilizando no máximo 20% da carga horária teórica para EAD e monografia e estratégias pedagógicas diversificadas;
  • 2. Cumprimento da realização de no mínimo quinze consultas de Enfermagem pré-natais; vinte partos com acompanhamento completo do trabalho de parto, parto e pós-parto e de quinze atendimentos ao recém-nascido na sala de parto;
  • 3. Formação de enfermeiro especialista em enfermagem obstétrica com visão humanista, crítica e reflexiva, pautada na premissa de que a gravidez, o parto e o nascimento são eventos normais da vida. Capaz de conhecer e intervir nos problemas/situações de saúde da mulher e do neonato prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, considerando os aspectos familiares, as dimensões fisiológicas, sociais, culturais, emocionais, éticas e políticas dos seus determinantes. Capaz de atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
    Ainda, o COFEN/COREN registra (sem custos) o título de Especialista de acordo com o que diz RESOLUÇÃO COFEN Nº 389/2011 porque a enfermagem em obstetrícia faz parte da lista de especializações reconhecidas por este conselho.

Objetivos

Objetivos Específicos

  • Qualificar para o cuidado a gestantes com risco habitual, aquelas em alto risco e para reanimação neonatal;
  • Habilitar para o acompanhamento do trabalho de parto, pós parto e nascimento seguro e respeitoso;
  • Qualificar para o aconselhamento e manejo na amamentação;
  • Qualificar para reconhecer, nas ações de cuidado em enfermagem, a maternidade e a paternidade como processos a serem construídos, e apoiar o posicionamento ativo da mulher na vivência do gerar, parir e cuidar.

A quem se destina

  • Graduados em Enfermagem

Dias e Horários de Funcionamento

  • Aulas presenciais;
  • Sextas-feiras à noite (18h às 22h);
  • Sábados - manhã e tarde (9h às 12h e das 13h às 16h).

*Serão contabilizadas 12 horas aula a cada final de semana, conforme cronograma do curso.
Serão realizadas atividades orientadas desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Conecta). As atividades via Conecta serão complementares as atividades de sala de aula, elaboradas pelos professores da disciplina em conjunto com a coordenação do curso que fará a mediação e acompanhamento dos estudantes.

Compartilhe!