Engenharia Química
Bacharelado

Prepara você para perceber e resolver problemas de engenharia, onde aspectos físicos, químicos, e físico-químicos são relevantes tanto em termos de processo quanto de produto. Para projetar e acompanhar a construção, a montagem, e o funcionamento de instalações e fábricas da indústria química e correlata, assim como estações de tratamento de efluentes e deposição de resíduos sólidos. Para propor novos métodos para a produção de produtos químicos, bem como aperfeiçoar as técnicas de extração, transformação e utilização de matérias primas.


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

  • Para além das atividades curriculares, os estudantes do Curso de Engenharia Química são estimulados a participar de ações multidisciplinares e interdisciplinares de pesquisa e extensão vinculados a grupos institucionais de pequisa e extensão, e atividades orientadas por docentes nos laboratórios vinculados ao curso, incluindo estágios em empresas do setor.
  • O curso disponibiliza os seguintes laboratórios de ensino:  Laboratório de Química Geral; Química Analítica, Físico Química e Inorgânica; Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica; Laboratório de Pesquisa em Química; Laboratório de Simulação Digital; Laboratório de Informática; Laboratório de Eletrotécnica e Laboratório de Engenharia Química.
  • Outros laboratórios poderão ser acessados pelos alunos no Espaço Mais Inovação Unijuí: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/34866-espaco-mais-inovacao-unijui-tera-ambientes-dinamicos-para-uso-da-comunidade

    O que é cada um dos espaços:

  • Laboratório de Desenvolvimento de IoT – Espaço dedicado ao desenvolvimento de aplicações e cursos de capacitação onde empresas, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores de diversos segmentos podem desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender as aplicações para internet das coisas.
  • Espaço de Ideação – Espaço lúdico, para atividade em grupo ou individuais, voltado para estimular a criatividade e iniciar um processo de inovação, com insumos de informática, softwares, processos e ferramentas criativas para auxiliar no teste de ideias, criação de conceito, desenvolvimento de protótipos e modelos de negócios.
  • Espaço Coworking – Espaço equipado para uso compartilhado por empresas e profissionais de áreas diversas, que valorizam a inovação, a criatividade, a troca de experiências e uma rede de contatos forte e colaborativa.
  • Sala de Realidade Aumentada (RA) - Combina elementos virtuais e reais, proporciona interação em tempo real e é concebida em três dimensões. A aplicação da RA estende-se para diversas áreas. É um espaço para desenvolvimento e testes de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem de uso dos recursos de Realidade Aumentada. 

     

    A estrutura curricular do Curso:

    - O Currículo da Graduação Mais em Engenharia Química está estruturado em 10 módulos, sendo que cada módulo aborda temas específicos e com o objetivo de formar engenheiros a partir do desenvolvimento de competências;

  • - Cada módulo oferece em média cinco disciplinas presenciais e uma a distância. No transcorrer do curso o aluno é desafiado a vivenciar situações práticas da área a partir de problemas reais propostos pela comunidade em cinco Projetos Integradores (PI), que entre outros temas abordam os Grandes Desafios da Engenharia, a Modelagem Matemática e Cidades Inteligentes.

    - O curso está integrado com os demais cursos da área Tecnológica da Unijuí, como a Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção;

    - Através da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) o aluno pode dar seus primeiros passos na inovação e empreendedorismo. A AGIT atua como uma instância articuladora e facilitadora de instituições, integradora dos processos administrativos e jurídicos de inovação e tecnologia desenvolvidos prioritariamente a partir da interação Universidade – Empresa. Seu objetivo principal é ser o elo entre a academia, setor empresarial e o governo.

    Você preparado para

    Atuar na indústria química e petroquímica em ramos de polímeros, metalmecânico, têxtil, cerâmico, defensivos agrícolas, tintas, óleos essenciais, ambiental, alimentos e farmacêutico. Sua atuação envolve a concepção, investigação, desenvolvimento e construção de novos equipamentos e suas instalações, otimização e controle de qualidade dos equipamentos, fiscalização da produção e fabricação de produtos, tanto na área da produção como no desenvolvimento de processos químicos destinados à transformação de matérias-primas em produtos com maior valor agregado, quanto no desenvolvimento de processos biotecnológicos.