Considerando a Resolução nº 6 de 2018, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, a formação do graduado em Educação Física da UNIJUÍ terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrar-se-á em duas etapas, sendo uma Etapa Comum e outra Específica, correspondendo a cada uma delas à 50% carga horária do curso. 

Na Etapa Comum os estudos centram atenção na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados e quanto aos bacharéis em Educação Física. Na Etapa Específica, são abordados saberes particulares do bacharelado ou licenciatura, considerando escolha que os acadêmicos fazem no 4º semestre do curso.


ONDE CURSAR:

DURAÇÃO:

TURNO:

O curso na Unijuí

Diferenciais do curso:

- Apresenta relação direta com a pesquisa, a pós-graduação e a extensão no processo de formação.

- Oportunidade de estágios remunerados (bolsas em dinheiro): como integrantes da Companhia Cadagy, no Laboratórios de atividades físicas, na academia de musculação, no curso de Educação Física, Programas Residência Pedagógica e PIBID, bolsistas de iniciação científica (pesquisa).

- O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática: Academia de musculação, Sala para avaliação física, Sala dos espelhos, Ginásio de Esportes, Quadra de Esportes, Pista de atletismo, Piscina, Campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros.

- O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início dos cursos os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento.

- Oportunidade de participação em Grupos de estudos, ligados aos professores pesquisadores em diferentes áreas, que potencializam a formação inicial.

- Professores qualificados (doutores e mestres), com destaque em âmbito nacional.

- O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início dos cursos os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real atuando no cuidado, na educação e no ensino de outros seres humanos através das diversas práticas corporais possíveis no âmbito do campo educacional. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento.

- Oportuniza a formação de profissionais capacitados a formular projetos de intervenção que dialoguem com o marco normativo e as políticas públicas, com os avanços teóricos da área e com a particularidade dos contextos, que articule o campo epistemológico com o campo ético político, levando em conta as subjetividades implicadas nas experiências pedagógicas desenvolvidas.

Você preparado para

Prepara você para atuar de formação humanista e crítico-reflexiva, com capacidade empreendedora e inovadora, na sua carreira e na sua área de atuação, no ensino nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, em instituições educacionais não-formais, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural, política e econômica do seu meio. Possibilita a constituição de saberes necessários para intervir profissionalmente com competência técnica e social, sustentado em pressupostos científicos, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável, consciente de sua responsabilidade no campo da educação formal.

 

Você poderá atuar em Escolas: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Infantil; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Ambientes educacionais extracurriculares; Escolas especiais; Serviços de lazer e recreação; Coordenadorias Municipais de Esporte e Lazer; Projetos Socioeducativos; Projetos de práticas corporais e lazer.