Engenharia de Software
Bacharelado

Prepara você para resolver os desafios das revoluções tecnológicas do mundo moderno, com habilidades multidisciplinares e competências reconhecidas. Para desenvolver esse perfil de egresso, o curso possui atividades inovadoras e integradoras, pensadas para atender as Fábricas de Software de Santa Rosa e região. O Curso é atualizado de acordo com as normas e regulamentações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também do CREA e CONFEA, com atribuição de atividades e competências profissionais de Engenharia de Software.

O egresso do curso estará preparando e em condições de tratar com a modernidade e com o novo, ser empreendedor e ter iniciativa de mudanças e qualificação, em outras palavras, preparar o futuro
profissional para um aprendizado constante.


ONDE CURSAR:
IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

    Oferece infraestrutura qualificada, dispondo de vários laboratórios, como: Laboratório de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada que possibilitam a experiência prática profissional.
    Possui integração com o curso de Ciência da Computação da universidade possibilitando trabalhos e o desenvolvimento de projetos em conjunto.
    Projetos Integradores para vivência prática a partir de problemas reais.
    Viabiliza acesso a Programas e Projetos de Extensão e de Pesquisa, bem como ao Centro de Inovação de Cidades Inteligentes.
    Curso com convênios com emrpesas da região para o desenvimento de estágios.
    Acesso a Incubadora Criatec que aproxima o acadêmico a empresas e ao mercado de trabalho.
    Os estudantes podem participar de projetos de extensão e de pesquisa nas mais diversas áreas com bolsas de estudo.
    Professores que integram também o corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu que possibilitam a inserção de estudantes de graduação em projetos de pesquisa onde podem atuar junto a estudantes de mestrado e doutorado na produção científica.
    Curso com matrícula integral em módulos:

- Oportuniza que o estudante integralize efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto.

- Dez módulos com temas específicos e com o objetivo de formar estudantes a partir do desenvolvimento de competências.

Você preparado para

Atuar em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação, gerência de projetos, dentre outros, atendendo os setores acadêmico, empresarial, industrial, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.
Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.
Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação.
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.                                              Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.                                                      Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares
Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão
Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação"

atuar em atividades como:
Projeto - desde o conceito até a gestão
Requisitos - sejam eles funcionais e não funcionais
Processos - aquele controle clássico, do ciclo de vida de um software
Construção - desde a programação até o desenvolvimento em si
Testes e qualidade - refazendo testes e garantindo os requisitos e a qualidade
Depuração - analisando os problemas, bugs e gargalos
Deployment - disponibilizando novas versões de forma transparente
Manutenção - trabalhando nas evoluções e as melhorias de performance