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Por que fazer

A demanda específica pelo trabalho do psicólogo ocasionou o surgimento do psicólogo escolar e educacional, assim, a Psicologia Escolar, outrora compreendida como aplicação dos conhecimentos psicológicos na esfera educativa, ganhou outros contornos a partir de estudos e pesquisas que constituíram a Psicologia Educacional, permitindo a sustentação teórica da prática do psicólogo nesse campo potencializando seu modo de atuar nos contextos educativos. Assim, pesquisa e prática psicológica passaram a operar nos espaços formativos e educacionais acrescentando novos elementos à compreensão das relações que se estabelecem no cenário educativo, estando sintonizada com os profissionais técnicos e especialistas da escola sem perder de vista a especificidade de cada área e da função social dessa instituição.

A Psicologia Escolar e Educacional está inserida no campo da educação e marcada por transformações significativas na concepção do psicólogo escolar como profissional, também, da educação. Atualmente, a Psicologia Escolar e Educacional enfatiza aspectos objetivos e subjetivos do processo de ensino e aprendizagem compreendendo o contexto sociocultural em que as pessoas estão inseridas e a importância das relações interpessoais ali estabelecidas. É imprescindível uma formação voltada para atuação profissional politicamente mais comprometida com a demanda dos contextos educacionais brasileiros e respeitando a especificidade do psicólogo escolar.

Considerando esse imperativo e respaldado pela aprovação da Lei n. 13.935/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica, o Curso de Psicologia da UNIJUÍ propõe a oferta do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Educacional, em nível de Especialização, por meio de um processo formativo com a finalidade de aprimorar as competências necessárias ao psicólogo que atua nos contextos educativos. Pensar um curso de pós-graduação nesse formato reforça a responsabilidade com um projeto de educação de qualidade.

 

Objetivos

          Objetivo Geral

  • Oferecer aos pós-graduandos conhecimentos e competências específicas do campo da Psicologia Escolar e Educacional, que contribuam para maior eficácia no contexto profissional, adquirindo competências de análise, avaliação e intervenção psicológica que lhes permitam responder a problemáticas específicas da Psicologia Escolar, desenvolvendo a atividade profissional com especial realce nos contextos educativos (escolas, instituições de ensino superior, centros de educação e formação, estruturas de apoio educativo ligadas a autarquias, entre outros).
           Objetivos Específicos:
  •  Contextualizar historicamente a psicologia escolar e educacional acompanhando os movimentos sociais, econômicos e culturais que influenciaram a demanda especifica pelo profissional desse campo;
  •   Apresentar as teorias da constituição do sujeito psíquico, do desenvolvimento infantil e da aprendizagem compreendidas no contexto da escola com possibilidade de intervir de modo mais consistente;
  •  Contextualizar diversas temáticas no âmbito da psicologia escolar e educacional, viabilizando uma atualização em relação às considerações relativas aos modelos, desafios e respostas às dificuldades encontradas no espaço da escola;
  •    Conhecer as Políticas Públicas da educação e suas implicações nos diferentes contextos formativos que remetem às intervenções do psicólogo escolar;
  • Investigar processos educativos em diferentes espaços institucionais tendo em vista que a educação não é prerrogativa somente do ambiente escolar, conhecendo as funções, objetivos e atribuições dos profissionais da educação nos contextos educacionais contemporâneos.

A quem se destina

Psicólogos.

Dias e Horários de Funcionamento

  • Sexta-feira - tarde - 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h30min
  • Sábado - manhã - 8h às 12h

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