Estrutura Curricular

Disciplina

Disciplina Carga horária
Caracterização e Manejo Tecnológico de Pós Colheita 4h
Noções de Classificação e Qualidade Industrial 4h
Unidade de Processamento 4h

Conteúdo

Disciplina: Caracterização e manejo tecnológico de pós colheita
Conteúdo: 
O crescimento populacional e urbanização crescente observada na sociedade, promoveram as alterações nos hábitos de consumo, além da substituição de modelos de produção de subsistência e, juntamente com o avanço do conhecimento científico, instigou à busca do desenvolvimento de tecnologias direcionados à conservabilidade de produtos agropecuários, não somente em quantidade, mas também na qualidade do produto.  

Disciplina: Noções de classificação e qualidade industrial
Conteúdo: 
Os grãos de trigo, assim como centeio e triticale, apresentam uma cavidade ventral proeminente. Esta peculiaridade pode servir de entrada e abrigo para micro-organismos e, também, dificulta a melhoria do rendimento de moagem. Cereal mais cultivado no mundo, os grãos do gênero Triticum podem ser utilizados para diversas finalidades. As duas principais espécies do gênero Triticum são Triticum aestivum e Triticum durum. Cultivares da espécie Triticum aestivum apresentam menor teor protéico (entre 9 e 12% b.s.) comparadas aos grãos de Triticum durum. Uma vez que as proteínas do trigo que constituem o glúten interagem com o amido para formar uma massa dura, insolúvel em água, o baixo teor protéico caracteriza interação mais fraca entre proteínas e proteínas-amido e, logo, os grãos são destinados à panificação e fabricação de biscoitos (trigo mole). Grãos da espécie Triticum durum apresentam maior teor protéico (aproximadamente 14-15% b.s.) e, portanto, mais forte é a rede de glúten formada entre as proteínas e entre proteínas e amido.  

Disciplina: Unidade de processamento
Conteúdo: 
O processamento de aveia e trigo constitui de uma etapa fundamental na manutenção da qualidade dos grãos após a colheita. Os grãos possuem papel fundamental na dieta básica da população, em razão de seu valor nutricional e agregado. Os cereais, após a colheita, são transportados até as indústrias, que verificam a qualidade do lote, conforme legislação específica para cada produto. Após, a indústria decide o processamento adequado, dependendo do produto final desejado.  

Sobre o Instrutor:

Cristiano Dietrich Ferreira - Eng. agrônomo, Professor na Unisinos, Dr. em Ciência de Tecnologia de Alimentos (UFPel)

Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita de Grãos. Desenvolve pesquisa nas temáticas de secagem, armazenagem, processamento e qualidade de grãos, com enfoque na manutenção da qualidade proteica, amido, óleo e metabólitos especializados. Atuou como professor na disciplina de Processamento de Grãos e Derivados no curso Técnico em Agropecuária, da Fundação Bradesco. Atuou como Auditor na produção e certificação de sementes junto a Fundação Pró sementes de Apoio a Pesquisa. Além disso, desenvolveu produtos e processos que originaram patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente é Professor no Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos e pesquisador no Itt Nutrifor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos .