Estrutura Curricular

Conteúdo

Conhecimentos necessários para a introdução à língua portuguesa, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir, além de conhecimentos gerais introdutórios de elementos gramaticais.

Possibilidades de estudo:

Situações envolvendo apresentação pessoal, cumprimentos (saudações e despedidas), uso de números para apresentação pessoal e profissional, organização de endereços, valores em dinheiro, datas, como fazer pedido em restaurantes, como pedir informações.

Ainda, será abordado vocabulário básico, correspondendo a questões como cores, objetos pessoais, alimentos, família, clima, vestuário, a casa, seus ambientes e móveis, profissões e demais vocabulários que surgirem na interação e necessidade de aprendizagem.

Serão utilizados gêneros discursivos e textuais simples, da ordem cotidiana, tais como publicidades, listas, encartes, textos informativos e demais gêneros necessários em uma primeira comunicação com um país estrangeiro.

Em relação aos elementos linguísticos, serão trabalhados os substantivos, artigos e adjetivos, além de verbos no modo indicativo no presente, além de passado e futuro simples e suas preposições.

Em relação à produção escrita, nesse nível inicial será contemplada a estruturação de frases e de pequenos parágrafos.

 

Instrutor Responsável: Fernanda Trein : Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Docente do Curso de Letras da Unijuí desde 2012, e professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Panambi – RS. Possui experiência no ensino de português para estrangeiros, atuando pela UNIJUÍ em parceria com a Universidad Politécnica Estatal del Carchi – UPEC, do Equador. Membro do GT “Português como Língua Adicional e de Acolhimento”, coordenado por professores do Programa de Pós-Graduação em Letras UPF e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.
Possui experiência no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, atuando há mais de 10 anos com alunos falantes de inglês, espanhol, alemão e francês.